Aniversário do Sindec é marcado pela entrega do Troféu Semear
Régis Araújo

Muita emoção, presença de autoridades e a entrega do tradicional Troféu Semear marcaram a passagem do 77º aniversário do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre, em solenidade na Sogipa, no último dia 10. O início do evento teve o discurso emocionante do presidente do Sindec, Nilton Neco, sobre a história da entidade, desde 1932. 'Hoje somos uma sindicato maduro, que atravessou grandes transformações, inclusive, a ditadura militar e o Golpe de 1964. Nossa categoria vem resistindo e crescendo', conclui Neco agradecendo a presença de todos.

Já o presidente da Força Sindical e Secretário-Geral do Sindec, Clàudio Janta, lembrou que a categoria dos comerciários é a que mais cresce no país e o SINDEC é referência no Brasil pela luta nos direitos dos Comerciários. 'Me orgulha muito pertencer ao Sindec, que é uma entidade com o coração grande que abrigará muitas outras entidades no novo prédio que foi cedido à Força Sindical'

No discurso do cerimonial foi mencionado os constantes investimento do Sindec para oferecer melhores serviços de saúde, lazer e jurídico para os Comerciários e os investimentos que serão feitos para oferecer cursos de qualificação profissional. Também foi mencionado a preocupação da entidade em oferecer à família comerciária assistência total. 'O Sindec serve a pais, filhos e netos. Todos dias um grande número de trabalhadores procuram vagas nas creches, médicos, advogados e psicólogos. Estamos à disposição da grande família comerciária.'

A entrega do Troféu Semear foi o ápice da comemoração. Os agraciados foram o vice-prefeito, José Fortunati; o deputado estadual, Raul Pont; o Jornal do Comércio representado pelo diretor de expansão, José Salimen Jr. e para diretora do SINDNAP, Elizabeth Ferreira da Costa.

O deputado estadual, Raul Pont, afirma que o estreitamento das relações com o Sindec se deu na época em que foi prefeito de Porto Alegre na defesa pela diminuição da jornada de trabalho e contra a abertura do comércio aos domingos. 'Foram questões que nos mantiveram  próximos e num trabalho comum com o SINDEC. Sou sindicalista  e  assalariado por toda a minha vida e sigo sócio do Sindicato dos Professores (SINPRO) até hoje, pois acho que são os sindicatos - assim como os partidos ? fazem parte de nossa cidadania.', declara.

Seguindo a mesma linha, o vice-prefeito, José Fortunati disse que a proximidade com o sindicato se deu no final dos anos 70, quando assumiu a diretoria do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e daí senti 'a necessidade de unir as categorias para não sermos derrotados pela ditadura militar.' Fortunati finaliza o discurso agradecendo a homenagem e convidando o presidente Neco para trabalhar na qualificação profissional dos comerciários para atuar na Copa de 2014.

Mas um dos momentos mais marcantes foi a entrega do Troféu Semear para a ex-diretora do Sindec e diretora do SINDNAP, Elizabeth Costa, comerciária há 42 anos, disse que se orgulha muito de ter integrado a chapa de oposição em 1984 e ainda de ter sido convocada pelo presidente Neco para integrar o Sindinap, em 2000. 'Hoje, sou dirigente nacional do SINDNAP, com muito orgulho.?, finaliza.

Silvana Rangel - Assessoria do SINDEC