Alvorada realiza II Caminhada Ecológica
Régis Araújo

Trabalhadores ligados à Força Sindical, à Força Verde e ao Sindicato dos Comerciários de Alvorada, além de estudantes e moradores do município preocupados com o meio ambiente, participaram na manhã da última sexta-feira (13) da II Caminhada Ecológica do município. O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares de Alvorada. Ainda estiveram presentes o Movimento Escoteiro, representantes da Emater, da Corsan, da Associação de Catadores da Torotama e do Fórum das Religiões de Matriz Africana.

A caminhada, da parada 45, na Rua Flor da Serra, ao Largo da Prefeitura, celebrou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Na praça em frente à sede do governo foram plantadas 40 mudas de árvores nativas, doadas pelas empresas Aracruz Celulose e Tecnoplanta.

O prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, disse que o objetivo da ação foi conscientizar a população, principalmente as crianças em idade escolar, da importância de preservar o meio ambiente.

Para o diretor da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, apostar na educação ambiental dos estudantes é criar cidadãos conscientes.

A estudante Brenda, 12 anos, da 6ª série da Escola Municipal Idalina de Freitas Lima, considera fundamental a preservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida da população. ?Esta caminhada será para conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente?.

De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente,  Sônia Nascimento,  a secretaria tem realizado um conjunto de ações em parceria com as escolas, com o objetivo de melhorar a vida do alvoradense, através da educação ambiental.  Segundo Sônia, a secretaria está elaborando o plano de arborização do município, com o objetivo de substituir as árvores que foram suprimidas. ?A idéia é plantar 2000 mudas e transplantar e recuperar 4.000 árvores até o mês de setembro?.

Aline Brum, Assessora de Imprensa da Força Sindical-RS