Vendas do comércio varejista crescem 1,5% em fevereiro, informa IBGE
Régis Araújo

É a segunda alta seguida do indicador, de acordo com o instituto. Vendas de automóveis e de material de construção tiveram forte alta. As vendas no comércio varejista cresceram 1,5% no mês de fevereiro, na comparação com janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

Foi a segunda alta seguida do indicador, de acordo com o instituto.  Vendas de automóveis e de material de construção tiveram forte alta.

As vendas no comércio varejista cresceram 1,5% no mês de fevereiro, na comparação com janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto informa que a receita cresceu 1,7% no mesmo período. Foi a segunda alta seguida do indicador.

De acordo com o instituto, em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas subiram 3,8%. No acumulado do ano, em relação ao primeiro bimestre de 2008, a alta foi de 4,9%.

De acordo com a pesquisa, em fevereiro, sete das dez atividades pesquisadas tiveram alta nas vendas em relação a janeiro, com destaque para veículos (+4,6%), artigos de uso pessal e doméstico (+4,3%), equipamentos para escritório (+4%), material de construção (+3,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+2,9%).

Regiões

Na divisão por região, os estados de São Paulo (+5,9%) e Rio de Janeiro (+6,4%) tiveram crescimento acima da média nacional. Em fevereiro, os estados com maior crescimento no varejo foram: Roraima (+18,5%), Rondônia (+11,4%), Ceará (+8,5%), Maranhão (+7,9%) e Sergipe (+7,8%).