Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
O Papai Noel não decepcionou de todo os lojistas gaúchos neste ano. De acordo com levantamento realizado pela CDL POA e Sindilojas Porto Alegre, a data mais importante para o varejo movimentou o comércio da cidade e registrou um índice de vendas semelhante ao do ano passado. Os números ainda preliminares, entre 1% e 2% negativos em relação ao Natal de 2015, demonstram uma estabilidade que pode ser comemorada por alguns setores, diante do atual cenário econômico do país.
O fato de termos tido em 2016 mais dias úteis antes do Natal, contribuiu para que as vendas não ficassem ainda mais negativas, uma vez que um maior número de pessoas pode realizar a compra dos presentes para seus amigos e familiares. Isso fez com que o movimento, tanto nas lojas de rua quanto nas de shopping, aumentasse na semana que antecedeu o Natal", destaca o presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus. "Os artigos que mais impulsionaram as vendas este ano foram roupas, perfumarias e brinquedos. Nota-se que os consumidores optaram por presentear mais pessoas com valores um pouco mais baixos, deixando o tíquete médio semelhante ao de 2015, em torno de R$ 50,00 por presente", observa Debus.
Na avaliação do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, alguns segmentos conseguiram se destacar e conquistar bons resultados e isso dá fôlego para todo o setor varejista começar um novo ano com a certeza de que temos de continuar trabalhando bastante. "O Natal é o momento mais importante para o varejo e, resgatando a força desta data, fortalecemos o comércio local, oportunizando um incremento nas vendas e geração de empregos", afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
Foto e texto: O Sul
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.