Consumidores de Porto Alegre pretendem gastar mais no Natal em 2019
Comércio de final de ano no Centro Histórico de Porto Alegre Na foto: Rua dos Andradas Foto: Joel Vargas/PMPA
Comércio de final de ano no Centro Histórico de Porto Alegre.

Os porto-alegrenses estão dispostos a gastar mais neste Natal.

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, os consumidores pretendem desembolsar em torno de R$ 164 por presente, com itens variando entre R$ 90 e R$ 247. No entanto, a média de compras diminuiu em relação ao ano anterior e será de 4,4 presentes por consumidor (em 2018, foram 4,6). O total gasto com todos os presentes deve ficar em R$ 526, em média. Ou seja, a intenção para o Natal 2019 pode ser de adquirir menos itens, mas com valores mais altos.

Com isso, a projeção é de que sejam movimentados R$ 458 milhões no comércio. As roupas seguem no topo da lista dos produtos (66,6%), seguidas por brinquedos (32,9%) e calçados (24,3%). Quando perguntados sobre o que desejam ganhar, os participantes da pesquisa escolheram roupas (33,4%), perfumaria e cosméticos (20,3%), e calçados (7,4%).

Para quem vai o presente?

Os filhos ainda serão os grandes presenteados neste Natal, com 63,4% das intenções. Chama atenção na pesquisa que a intenção de presentear os pais, declarada por 54,6% dos consumidores, ultrapassou a de presentear os esposos (as) e companheiros (as), que ficou em 36,3%, invertendo a ordem do ano passado.

Experiência na loja

Uma boa oportunidade para os lojistas é a preferência dos consumidores em comprarem os presentes pessoalmente. As lojas de rua são a escolha de 60,3%, seguidas pelas lojas de shopping (55,7%). As compras pela internet aparecem em terceiro lugar (9,7%).

O movimento mais acentuado no comércio deve acontecer nos últimos quinze dias antes do Natal, quando 28,3% dos consumidores começam a providenciar os presentes. Ainda assim, a maioria seguirá deixando para a última hora: 34% das pessoas irão às lojas na última semana.

E, sobre as formas de pagamento, os lojistas podem se preparar para os pagamentos à vista, em dinheiro, já que será a forma de pagamento escolhida por 52,3% dos consumidores. Para o uso do cartão, 30% pretendem parcelar suas compras, enquanto 28,9% devem pagar no débito.

A pesquisa foi realizada com 350 pessoas que comprarão em Porto Alegre. As informações completas estão disponíveis no link abaixo!

Acesse a pesquisa completa.

Fonte: Sindilojas-POA

Foto: Joel Vargas/PMPA