Vendas do comércio do RS surpreendem e crescem mais do que o estimado
Monise Rezende

Pesquisa.

O mais recente resultado da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e divulgado na terça-feira, 14 de setembro, mostrou que o comércio gaúcho, da mesma forma que o de outros estados brasileiros, teve vendas acima do esperado no mês de julho. Na comparação com julho de 2009, a taxa de crescimento foi de 12,3%, enquanto que na comparação com o mês anterior a variação positiva foi de 3,8%. O economista da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), Pedro Ramos, explicou que o número anual surpreende mais ainda quando se lembra que a taxa de crescimento da massa salarial é, em média, 10%.

“Ou seja, as pessoas estão comprando mais do que estão recebendo de salário, efetivamente. Existe ainda o uso do dinheiro para gastos com serviços, viagens, que nem estão contabilizados nesse crescimento do comércio. O gasto extra só é possível pelo oferta de crédito”, avalia. Para ele, esse é um forte indicativo de que o crédito continua abundante na economia do país, mas Ramos vai além: “Essa variação mostra o quão confiantes as pessoas estão com a economia”.

Na comparação entre os segmentos que compõem o comércio, a maior guinada aconteceu para combustíveis, passando de -3,2% em junho para 8,5% em julho. “Foi um crescimento explosivo”, definiu Ramos, que destacou que todos os outros setores tiveram um ótimo desempenho.

O economista comenta que por mais que a atividade econômica brasileira e gaúcha esteja em um período de desaceleração, principalmente a indústria, o comércio segue em expansão. “Com isso, poderemos esperar para a próxima data comemorativa, o Dia das Crianças, ótimas vendas”, prevê.

Fonte: Fecomércio