Vendas do ano fecham em alta de 7,8% no comércio da Capital
Régis Araújo

O comércio de Porto Alegre encerra o ano de 2008 com um crescimento de 7,8% na média dos últimos 12 meses comparado com o ano anterior. O índice poderia ser maior se o desempenho das vendas de Natal tivesse superado os 6,5% de alta (R$ 1,012 bilhões), já que a meta de crescimento era de 7%.

Para o primeiro trimestre de 2009, a expectativa é de crescimento de 5% devido ao período de grandes promoções realizadas em Porto Alegre e a volta às aulas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital, Vilson Noer, destacou também para o primeiro semestre a inauguração do Centro Popular de Compras, uma reivindicação de décadas dos lojistas do Centro.

A informação foi divulgada nesta terça-feira pelor Noer, que atribuiu aos efeitos da crise econômica internacional e seus reflexos na economia brasileira ? redução do crédito e da confiança da população ? a mudança do comportamento do consumidor neste Natal.

Os itens preferidos foram confecções, perfumarias e DVDs, presentes com valores menores, reduzindo o volume financeiro do setor. Em 2007, os itens de maior destaque foram televisores e equipamentos de informática.

Para o dirigente, apesar do grande volume de clientes nos principais pontos de venda ? lojas de rua e shoppings, o valor médio das compras ficou abaixo do estimado:

? Este comportamento não foi muito diferente em outros estados. Entretanto, assim como em anos anteriores o período pós Natal foi excepcional com uma expectativa de vendas acima de 10%, na comparação com 2007. Com espírito de "tudo novo", os consumidores estão saindo às compras.

Fonte: Zerohora.com