Vendas de veículos crescem 1% em fevereiro, aponta Anfavea
Régis Araújo

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que as vendas em fevereiro de 2009 totalizaram 199,4 mil unidades, o que representa um crescimento de 1% ante janeiro e uma redução de 0,7% ante fevereiro de 2008. No acumulado do bimestre, foram comercializadas 396,8 mil unidades, um volume 4,6% inferior ao registrado em igual intervalo de 2008.

Segundo a entidade, foram produzidos no segundo mês do ano 201,7 mil veículos, o que representa crescimento de 9,2% ante janeiro. Na comparação com igual mês do ano passado, a produção caiu 20,6%. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, foram produzidos 386,5 mil veículos, com retração de 24,1% sobre o mesmo período de 2008.

As exportações, segundo a Anfavea, somaram US$ 538,8 milhões em fevereiro de 2009, com crescimento de 27,1% ante janeiro. Na comparação com fevereiro de 2008, as vendas externas caíram 49,2%. No acumulado do bimestre, as exportações totalizaram US$ 962,7 milhões, com recuo de 53,8% ante igual período de 2008.

**Fechamento de vagas

**

O setor automotivo encerrou fevereiro com 123.948 postos de trabalho, o que representa uma redução de 1,4% (1.786 vagas) em relação a janeiro, quando as pessoas empregadas nas montadoras do país somavam 125.734, de acordo com dados divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Fonte: Zerohora.com