Troféu Semear destaca colaboradores nos 79 anos do Sindec
Jousi Quevedo

A entrega do Troféu Semear destacou três personalidades sociais e políticas importantes para a categoria dos comerciários.

A entrega do Troféu Semear destacou três personalidades sociais e políticas importantes para a categoria dos comerciários. Em seu discurso, o presidente Nilton Neco, destacou as conquistas e a união dos comerciários em prol de seus interesses e enfatizou que o sindicato é feito por cada um dos associados. "Estamos modernizando as instalações do sindicato e alcançando resultados positivos para a categoria, que é importante para o Brasil", afirmou, ao frisar que o trabalhador comerciário é um grande agente de combate às crises econômicas. Além de presidente do Sindec-POA, o sindicalista vem destacando o papel do sindicato a nível mundial, já que, como secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, palestra sobre a atuação sindical dos comerciários nos intercâmbios com movimentos sociais e passou a integrar este ano o conselho administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Neco informou que em breve o comerciário contará com um cyber café e com novas instalações no refeitório, agora ampliado. Pompeo de Matos estava entre as autoridades que prestigiaram a premiação.

O secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, falou dos desafios que a categoria tem de enfrentar para conseguir a aprovação da redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, sem redução salarial. Ele conclamou todos os comerciários e comerciárias a mandarem emails e acompanharem a atuação dos deputados federais que elegeram, se estão ou não cumprindo com açõoes que contemplem interesses da categoria. "Nós temos que ter força e lutar, não esquecendo do fim do fator previdenciário. Parabéns comerciários, vocês que fazem o Sindec", disse, entusiasmado.

Na hora da entrega dos troféus, a diretoria executiva do sindicato subiu ao palco para acompanhar a premiação. Neco e Janta entregaram juntos o Troféu Semear ao diretor Luis Carlos Barbosa pela sua atuação e experiência junto aos comerciários de Porto Alegre. Barbosa foi presidente do Sindec por dois mandatos consecutivos nos anos 80 e foi peça chave na ampliação dos direitos dos trabalhadores.

"Agradeço em primeiro lugar a minha família por ser o esteio de minha vida. Por isso este dia também aqui é tão importante: é a comemoração junto ao comerciário e seus familiares", agradeceu. O tesoureiro do Sindec se emocionou relembrando seu passado como verdureiro, padeiro e leiteiro e disse que os estudos são a garantia da melhora de vida de quem não nasceu rico. Barbosa gradou-se em Direito nos anos 1990.

Pela colaboração com a luta dos trabalhadores, o vereador Luiz Braz também recebeu das mãos do presidente Neco o troféu. Braz tem histórica atuação de defesa dos comerciários, incluindo a conquista do sábado inglês e o empenho na campanha contra o trabalho aos domingos. Com a campanha do sábado ingês, contou Braz, começou a se estabelecer um melhor diálogo entre trabalhadores e patrões.

"Como é bom ter uma relação de sinceridade com as instituições e receber este troféu. Me orgulho de receber o reconhecimento desta diretoria comandada pelo Neco", afirmou, concluindo que se sente honrado por participar da luta comerciária. "Parabéns pelos 79 anos deste sindicato, que é exemplo para o Brasil".

Adeli Sell também recebeu o trofeu e agradeceu a distinção. "Podem contar comigo sempre. Muito obrigado", disse.

Leia sobre a premiação do Troféu Semear de 2010 aqui.

Voltar pro topo