Entrega do Troféu Semear marca a festa dos 77 anos do SINDEC
Régis Araújo

O evento aconteceu no dia 10 de julho, na Sogipa (salão Hannover) . Os agraciados de 2009 foram as seguintes personalidades e instituição:- Elisabeth Costa - comerciária aposentada, ex-diretora do Sindec e diretora nacional da mulher (Sindinap)- José Fortunati - vice-prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário da Copa do Mundo- Raul Pont - deputado estadual - Jornal do Comércio - veículo de comunicação impresso.

O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre condecora, todos os anos, personalidades que constribuíram com a categoria através do Troféu Semear, criado pela artista plástica Glorinha Corbetta.

A história do SINDEC tem início em 1932, quando era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre. Ganhou lugar no cenário porto-alegrense pelas mãos de Venâncio Ayres de Mesquita, seu fundador. O evento de posse da sua primeira diretoria ocorreu no ponto mais charmoso de Porto Alegre na época, a Confeitaria Rocco, e contou com a presença do governador Flores da Cunha. A aquisição da primeira sede própria, em 1936, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Vigário José Inácio, consolida definitivamente a implantação do sindicato. Neste mesmo ano houve a primeira mobilização da categoria, que resultou na conquista de uma lei municipal que estabelecia a obrigatoriedade do fechamento dos estabelecimentos comerciais da Capital nos feriados.

Presidido por Nilton Neco, o Sindec representa hoje cerca de 100 mil comerciários em Porto Alegre. A sede, na Rua General Vitorino, está ampliada, e os serviços diversificados nas áreas de educação, saúde e lazer, com investimentos constantes na melhoria dos serviços. O Instituto de Educação Infantil Mãe Comerciária já conta com três unidades. A qualificação profissional se dá por meio de cursos gratuitos e contemplam outras categorias. As sedes da Praia de Rondinha e do bairro Ipanema tiveram sua infra-estrutura melhorada.

Nesses 77 anos o SINDEC amadureceu e está ainda mais engajado na vida dos comerciários, ultrapassando a fronteira dos direitos trabalhistas e inserida no patamar da luta por uma vida digna. A projeção do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre é tal que o presidente Nilton Neco é hoje Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, central que é presidida no Rio Grande do Sul por Clàudio Janta, secretário geral dos Comerciários da capital gaúcha.

Também já receberam o Troféu Semear:

VENÂNCIO AYRES DE MESQUITA - 2007

GERMANO BONOW FILHO - 2007