Noite memorável marca 80 anos do Sindec; Ministro Brizola Neto e Seu Ary Castro recebem Troféu Semear

Em uma noite digna de muitas emoções, a diretoria, colaboradores, autoridades e amigos comemoraram os 80 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre.

Em uma noite digna de muitas emoções, diretoria, colaboradores, autoridades e amigos comemoraram os 80 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. A festa, que ocorreu na Sogipa, reuniu lideranças sindicais de todo o Rio Grande do Sul, de São Paulo e do México, além de políticos importantes como o prefeito José Fortunati, a deputada estadual Juliana Brizola, o ex-governador Alceu Collares e o ex-prefeito José Fogaça.

Também integraram a celebração o representante do Sistema Fecomércio e presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow; a desembargadora Maria Helena Mallman; o superintendente regional do Trabalho, Claudio Correa; o secretário geral da Força Sindical Nacional, João Carlos Juruna; e o vice-presidente da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA), membro titular do Conselho de Administração da OIT e da CGT da Colômbia, Julio Roberto Gomez.

O presidente em exercício da Força Sindical-RS, Walter Fabro; o presidente em exercício da Fetracos, Dionísio Mazui; o diretor geral da TVE-RS, Pedro Osório; o presidente da Fesenalba, Antônio Johann; o jornalista Diego Casagrande; a produtora cultural da Força Sindical-RS, Silvia Duarte; o vice-presidente da UEERS Alessandro Medeiros; o secretário de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego; e o presidente da Força Verde, Lélio Falcão, foram presenças marcantes.

Representantes das centrais sindicais que compõem a unidade do movimento pelos trabalhadores também prestigiaram a solenidade, como a Nova Central, CUT, UGT, CTB e CGTB. Sindicalistas de São Carlos (SP), Ibirubá, Guaíba, Parobé, Quaraí, Canoas, Alvorada, Pelotas e São Jerônimo.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Souza Neco, recepcionou a todos e, em seu discurso, destacou a participação política de diretores e presidente da entidade desde sua fundação, em 1932. Foram lideranças que participaram de movimentos sociais, criaram e fundaram partidos políticos, ou, de modo geral, estiveram envolvidos com a história do Brasil.

“Agradeço a presenças importantes como do presidente do Sindilojas, que representa a Fecomércio hoje, do prefeito Fortunati, da desembargadora Maria Helena, tão importante para nós na atuação da Justiça do Trabalho. Agradecer a presença do ministro Brizola Neto, de João Carlos Juruna, pela atuação nacional em nome de uma central plural e atuante, nosso secretário-geral e presidente da Força Sindical-RS e Fetracos licenciado, Cláudio Janta. Estas pessoas abrilhantam ainda mais este momento histórico de comemoração”, saudou Neco.

O presidente do Sindicato dos Comerciários salientou ainda nomes importantes para o trabalho do Sindec-POA, como do ex-prefeito José Fogaça, e do prefeito José Fortunati, destacando a realização do Fórum Social Temático em Porto Alegre no início do ano, que reuniu 67 sindicalistas de vários países e continentes para discutir a crise mundial e o Mundo do Trabalho. “Este momento deu uma dimensão e mostrou para o mundo o que temos feito de importante dentro da nossa cidade, os avanços que estamos tendo”, referiu.

Em homenagem a Janta, Neco comentou a convivência dentro do sindicato em defesa dos trabalhadores. “Completo 25 anos de sindicato em outubro, quando inicialmente fui diretor de base e hoje sou presidente do Sindec com ajuda de vários companheiros como o Luis Carlos Barbosa, o Valdir Lima e o Claudio Correa. Para mim é importante ressaltar o Janta pelo sucesso do mandato desde 2006, porque trabalhamos em conjunto”, disse Neco, afirmando ainda que o passado do Sindec tem muito a ver com Porto Alegre e seu desenvolvimento.

“O Sindicato teve uma atuação política muito importante, lincada com os movimentos sociais desde 1932”, afirmou, lembrando do primeiro presidente Venâncio Aires de Mesquita e de outras lideranças que chegaram a ser deputados, formadores políticos e líderes.

O prefeito José Fortunati homenageou o Sindec afirmando a contribuição da entidade à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “O sindicalismo era visto como caso de polícia, na década de 1930, quando houve uma ruptura que possibilitou que os trabalhadores organizados começassem a lutar pelo trabalho e, consequentemente, por uma nova sociedade”, destacou o prefeito.

“Entre tantas lutas e conquistas sociais e políticas do país e de Porto Alegre, lá estava e está o Sindicato dos Comerciários”, salientou Fortunati, ao comentar os avanços dos trabalhadores nos últimos 20 anos.

O prefeito falou da relação dos comerciários com a cidade. “Porto Alegre é uma cidade baseada no setor primário, na questão de serviços, que sustenta economicamente e socialmente o povo daqui. O comércio tem uma presença grande, no qual os comerciários têm importância vital, por isso, em nome da cidade de Porto Alegre saúdo o nosso Sindec, que ao completar 80 anos, demonstra uma vitalidade fora de série, mostra sua solidariedade para com as demais categorias participando da Força Sindical, mostrando que a luta corporativa é importante, mas tem que ultrapassar e se juntar com os demais trabalhadores. E o Sindec faz essa relação forte com a cidade de Porto Alegre”, declarou.

Troféu Semear

A distinção do sindicato às personalidades de destaque no Mundo do Trabalho Comerciário foi um momento muito bonito da festa. Receberam o Troféu Semear destes 80 anos o comerciário Ary Castro, 92 anos, e o ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Brizola Neto. Seu Ary, como é chamado por todos, ficou muito emocionado ao receber o troféu e destacou a amizade que o liga ao Sindec. “Minha estima pelo Sindec, onde tenho muitos amigos, aumentou. Estou muito feliz”, disse, ao lado de dona Leopoldina, sua esposa.

Já o ministro, ao receber o prêmio, falou do movimento sindical e de sua importância para a sociedade. “Percebemos em Seu Ary um exemplo, para quando, nós, mais jovens, pensamos em desistir. Ele nos inspira. Agradeço esta distinção e lembro de meu avô Brizola e de todos os sindicalistas que lutam pelos trabalhadores. Consolidar a CLT, o aumento do emprego e renda do nosso país enfrentando crises não seria possível sem os trabalhadores”, disse.

Exposição Imagens de Nossa História

O evento contou com o lançamento da exposição de fotografias Imagens de Nossa História, que traz registros desde a fundação do Sindec-POA, em 1932, até os dias atuais, com as lutas, conquistas e vitórias. A exposição traça um paralelo entre o passado e o presente. Todos os convidados também receberam um livro sobre a exposição, com imagens de Porto Alegre e do movimento sindical dos comerciários. O presidente Nilton Neco e o secretário geral Clàudio Janta autografaram a publicação em um momento especial da confraternização com os convidados.

A exposição circulará em locais como a festa para os sócios no domingo, na Casa do Gaúcha, e depois receberá visitação pública na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Assembleia Legislativa do RS.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana Rodrigues