Sindec garante benefício para a categoria em homenagem ao Dia do Comerciário
Régis Araújo
Nilton Neco discursando pra categoria comerciária

A data é comemorada em todo o Brasil.

Oficialmente esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. A data é considerada uma vitória histórica da categoria por melhores condições de trabalho.

Origem do Dia do Comerciário

Para compreendermos as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o início do século XX. Naquela época, as condições de trabalho para os comerciários eram completamente abusivas.

Os "caixeiros", como eram conhecidos neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas.

As manifestações e associações começaram a se espalhar por todos os estados do país.

No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete).

Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário. (Fonte: Calendarr)

Benefícios do Sindec

A Convenção Coletiva do Sindec contém a cláusula “Dia do Comerciário”, uma conquista do sindicato que determina que os comerciários que trabalharem no mês de outubro recebam 01 (um) dia a mais de salário, a ser satisfeito junto com o salário do mês.

Quer ficar por dentro de todas as novidades trabalhistas? Se inscreva no nosso canal no Youtube.