Supermercados gaúchos crescem 10,5% em 2010

Resultados até novembro último, já revelam o excelente desempenho do setor.

O setor supermercadista gaúcho, segmento de maior peso no comércio varejista, encerra 2010 com crescimento de 10,5% em relação a 2009, segundo dados preliminares da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Os dados consolidados de 2010, para o varejo em geral, deverão ser divulgados no final da primeira quinzena de fevereiro, mas os resultados até novembro último, já revelam o excelente desempenho do setor.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) o varejo em geral no Estado cresceu 10,75 % entre janeiro e novembro e 10,86% nos doze meses findos em novembro de 2010.

A alta nas vendas vem sendo sustentada, principalmente, pelo forte aquecimento do mercado de trabalho no Rio Grande do Sul, que registra recorde de geração de vagas (163.264 empregos em 2010, alta de 154% frente a 2009). Além disso, a massa de salários cresceu 7,4% em relação a novembro de 2009 na RMPA, impulsionada tanto pelo aumento de ocupados (3,4%) quanto pelo aumento no rendimento médio (4,2%).

Ao mesmo tempo o volume de crédito em 2010 aumentou 4,91%, alcançando 46,6% do PIB em dezembro último. Para 2011, a FECOMÉRCIO-RS estima um crescimento mínimo de 5% no varejo gaúcho.

A projeção leva em conta o crescimento da massa de salários, que é o maior determinante das vendas do comércio, bem como a expansão do crédito. Ambos deverão continuar crescendo em 2011 só que em patamares ligeiramente inferiores aos registrados em 2010.