Smic informa que pirataria decresce
Régis Araújo

Os fiscais da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre recolheram 96.488 itens comercializados irregularmente pelos camelôs da Capital do início deste ano até a primeira quinzena de junho.

Os fiscais da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre recolheram 96.488 itens comercializados irregularmente pelos camelôs da Capital do início deste ano até a primeira quinzena de junho. Os dados foram divulgados ontem pelo secretário da Smic, Leo Antônio Bulling, e são bem inferiores aos 324 mil apreendidos em igual período do ano passado. Em 2007, foram 653 mil os itens apreendidos.

O secretário atribuiu a diminuição das apreensões falsificadas à redução no número de comerciantes irregulares nas ruas e às ações da Smic. "Isso foi possível graças ao trabalho permanente dos fiscais da Smic, em parceria com a Brigada Militar, nas ruas centrais da cidade. Atualmente, temos 40 fiscais em ação diária na região", revelou ele. Nos últimos quatros anos, segundo dados da secretaria, mais de 2,1 milhões de itens foram apreendidos e a meta é intensificar as ações no Centro de Porto Alegre e nas áreas de maior concentração e movimento de pessoas para coibir a ação irregular dos camelôs. Segundo Bulling, os produtos mais visados são CDs, DVDs, tênis e roupas falsificadas. Os fiscais da Smic também combatem o comércio ilegal de bebidas alcoólicas e alimentos sem inspeção nas proximidades de eventos, como shows e jogos de futebol.

Bulling relatou que o material apreendido pela Smic, como roupas, mantas e cobertores, é levado ao depósito da secretaria, na Cidade Baixa, e, depois, repassado a entidades assistenciais cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Ao todo, são cerca de 120 instituições beneficiadas com as apreensões da Smic, além das casas de abrigagem e do albergue do Município. Já os CDs e DVDs piratas são destruídos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3289-1760 ou pelo e-mail fiscalizacao@smic.prefpoa.com.br.

Fonte: Correio do Povo

Voltar pro topo