Sindec Porto Alegre é destaque na edição da Revista Repórter Fecomerciários de SP

Na edição de Julho de 2012 da publicação, diferente notícias retratam as ações do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre.

As ações de diretores do Sindec-POA são destaque na edição da Revista Repórter Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo - ANo 19 - Nº 23 - Julho 2012). Como manchete de capa, a 101ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (CIT) em Genebra na Suíça. O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou e atuou em defesa dos trabalhadores. No órgão, Neco integra o Conselho Administrativo pela bancada dos trabalhadores.

A conferência contou com discurso do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, que também é tesoureiro da Força Sindical Nacional.

A revista destaca a atuação de Nilton Neco na sessão plenária de votação das propostas da 101ª CIT como um dos 185 delegados titulares na Conferência. Dentre as propostas está a criação de um Piso de Proteção Social, pela universalização da seguridade social em todo o mundo, apresentada pelo ministro brasileiro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, que esteve junto aos sindicalistas na CIT.

Luiz Carlos Motta comenta: "Assinalo a presença pró-ativa do secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e membro do Conselho Administrativo da OIT, Nilton Neco. Ele participou ativamente da votação da recomendação, juntamente com o ministro Brizola Neto".

Outra presença importante entre as autoridade foi do diretor do Sindec-POA e secretário da Juventude da Força Sindical-RS, Jefferson Tiego. O sindicalista pautou sua participação com interesse na qualificação dos jovens e na luta por medidas que combata a crise que afasta os futuros trabalhadores de condições dignas de acesso ao primeiro emprego.

RIO+20 e FST em Porto Alegre

Também tema de assunto em notícia na revista foi a presença dos trabalhadores na Rio+20 e a mobilização iniciada em Porto Alegre no Fórum Social Temático 2012, cujo tema foi Crise Capitalista: Justiça Social e Ambiental. No FST, mais de 65 comitivas internacionais de trabalhadores estiveram na capital dos gaúchos debatendo as mudanças globais. É referida a entrega de documento unitário que sintetiza o pensamento das centrais sindicais ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, em ato que contou com a presença do presidente da Força Verde e Secretário de Meio Ambiente, Lélio Falcão.

Diz a matéria: "A presença de lideranças globais da classe trabalhadora, a intervenção da Força Sindical e das Centrais Sindicais aliadas são fatos dignos de destaque pela unidade e convicções formadas."