Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sine de Porto Alegre faz mutirão de empregos para pessoas com deficiência
por Gabriella Oliveira | Foram oferecidas mais de 350 vagas.
A ação foi realizada pelo Serviço Nacional de Empregos (Sine) municipal, no Centro de Porto Alegre, sendo voltada à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS. Ao todo, foram oferecidas mais de 350 vagas em diversas funções, disponibilizadas por 30 empresas. O evento contou ainda com o apoio do Ministério do Trabalho, dentro do Dia Nacional de Contratação das Pessoas Com Deficiência, celebrado hoje. O Diretor do Sindec-POA, Leandro Alécio Kuhn, que faz parte da Comissão Municipal de Emprego, participou da ação.
Segundo a secretária municipal de Trabalho e Emprego, Angela Oetinger, o momento não poderia ser de maior alegria. "É na crise que estão as possibilidades. E além de aproximar as empresas, também queremos oferecer qualificação", afirmou ela, lembrando que o Sine de Porto Alegre é referência nacional por promover uma vez por mês ações voltadas a pessoas portadoras de deficiência.
Na abertura, o prefeito José Fortunati também reforçou a importância de se buscar espaços no mercado de trabalho, apesar da crise para todos os profissionais. "A nossa função, como governo, é oferecer qualificação e abrir oportunidades para que todos possam estar no mercado de trabalho", disse. A abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, teve ainda a apresentação do coral do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal), que atualmente realiza 6,2 mil atendimentos por mês.
E a qualificação foi apontada como uma das principais dificuldades nas contratações, segundo alguns recrutadores que participaram do mutirão. Segundo a consultora de recursos humanos, Bruna Kur, algumas vezes e difícil encontrar o candidato com o perfil para exercer a função, mesmo que a empresa ofereça suporte para a inclusão. Pensando nisso, na ação também foram oferecidas vagas em cursos gratuitos de qualificação e palestras de orientação aos trabalhadores e empresas.
No âmbito estadual, diversas ações foram organizadas pela FGTAS, nas suas 38 agências. As atividades tiveram o intuito de aproximar empregadores e trabalhadores, ofertando 874 vagas, distribuídas por 194 empresas. Segundo a Lei das Cotas implantada em 1999, as empresas devem reservar vagas para pessoas com deficiência, que sofreram acidentes de trabalho e reabilitadas.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.