Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sine de Porto Alegre faz mutirão de empregos para pessoas com deficiência
por Gabriella Oliveira | Foram oferecidas mais de 350 vagas.
A ação foi realizada pelo Serviço Nacional de Empregos (Sine) municipal, no Centro de Porto Alegre, sendo voltada à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS. Ao todo, foram oferecidas mais de 350 vagas em diversas funções, disponibilizadas por 30 empresas. O evento contou ainda com o apoio do Ministério do Trabalho, dentro do Dia Nacional de Contratação das Pessoas Com Deficiência, celebrado hoje. O Diretor do Sindec-POA, Leandro Alécio Kuhn, que faz parte da Comissão Municipal de Emprego, participou da ação.
Segundo a secretária municipal de Trabalho e Emprego, Angela Oetinger, o momento não poderia ser de maior alegria. "É na crise que estão as possibilidades. E além de aproximar as empresas, também queremos oferecer qualificação", afirmou ela, lembrando que o Sine de Porto Alegre é referência nacional por promover uma vez por mês ações voltadas a pessoas portadoras de deficiência.
Na abertura, o prefeito José Fortunati também reforçou a importância de se buscar espaços no mercado de trabalho, apesar da crise para todos os profissionais. "A nossa função, como governo, é oferecer qualificação e abrir oportunidades para que todos possam estar no mercado de trabalho", disse. A abertura, que contou com a presença de diversas autoridades, teve ainda a apresentação do coral do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal), que atualmente realiza 6,2 mil atendimentos por mês.
E a qualificação foi apontada como uma das principais dificuldades nas contratações, segundo alguns recrutadores que participaram do mutirão. Segundo a consultora de recursos humanos, Bruna Kur, algumas vezes e difícil encontrar o candidato com o perfil para exercer a função, mesmo que a empresa ofereça suporte para a inclusão. Pensando nisso, na ação também foram oferecidas vagas em cursos gratuitos de qualificação e palestras de orientação aos trabalhadores e empresas.
No âmbito estadual, diversas ações foram organizadas pela FGTAS, nas suas 38 agências. As atividades tiveram o intuito de aproximar empregadores e trabalhadores, ofertando 874 vagas, distribuídas por 194 empresas. Segundo a Lei das Cotas implantada em 1999, as empresas devem reservar vagas para pessoas com deficiência, que sofreram acidentes de trabalho e reabilitadas.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.