Saúde mental em colapso: afastamentos disparam no RS e empresas têm prazo até maio para se adequarem à nova NR 1
por Gabriella Oliveira | O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Esse crescimento coloca o estado entre os que apresentam os índices mais altos proporcionalmente no país. Diante desse cenário preocupante, o Sindec POA tem reforçado sua atuação na defesa da saúde dos trabalhadores, alertando para a necessidade de melhores condições laborais e medidas que protejam o bem-estar dos comerciários.
SegMed. A entidade conta com um setor especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, que acompanha de perto os impactos da sobrecarga e da precarização no dia a dia dos trabalhadores. Durante a pandemia, o Sindec POA, em parceria com o setor de fiscalização, teve um papel essencial no monitoramento das condições de trabalho, assegurando que medidas de proteção fossem cumpridas. Mais recentemente, após a enchente histórica que devastou o estado, o sindicato esteve ao lado dos trabalhadores, prestando suporte e acompanhando os desafios enfrentados por eles no ambiente profissional.
Abaixo-Assinado. Diante do agravamento dos transtornos mentais ligados ao trabalho, o Sindec POA lidera um abaixo-assinado pela redução da jornada para 40 horas semanais. A entidade defende que a mudança pode proporcionar mais qualidade de vida, reduzir o estresse e minimizar os impactos na saúde mental dos comerciários. Segundo o sindicato, muitas doenças psicológicas estão diretamente ligadas à sobrecarga de trabalho e à precarização das relações laborais, tornando urgente a implementação de políticas de bem-estar no ambiente profissional.
Além disso, uma pesquisa realizada pela UFRGS e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre revelou que 9 em cada 10 moradores do estado relataram sintomas de ansiedade após as chuvas que atingiram o RS entre abril e maio de 2024. O estudo reforça a necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental no ambiente de trabalho e de implementar políticas que protejam os trabalhadores.
NR 1. O Sindec POA também destaca a importância da recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR 1), que inclui diretrizes para a prevenção de transtornos psicossociais no ambiente de trabalho. A nova NR 1 exige que as empresas adotem medidas concretas para identificar, avaliar e controlar riscos que possam afetar a saúde mental dos trabalhadores. O sindicato já iniciou um trabalho de orientação junto ao comércio, ajudando os empregadores a entenderem e implementarem as novas exigências, visando criar ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros para todos.
A mobilização do Sindec POA se soma a outras iniciativas que buscam garantir condições mais dignas para os comerciários, especialmente diante do impacto crescente dos transtornos mentais no mercado de trabalho. A entidade segue pressionando empregadores e autoridades para que a saúde mental dos trabalhadores seja tratada como uma prioridade.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.