Pedida área de livre comércio fronteiriço
Régis Araújo

No dia voltado à discussão de temáticas envolvendo as cidades brasileiras na 11ª Marcha em Defesa dos Municípios, prefeitos do país debateram em Brasília a realidade que enfrentam. Combate à dengue, licenciamentos ambientais, transporte escolar e repasses na saúde foram destaque nos painéis de ontem.

No dia voltado à discussão de temáticas envolvendo as cidades brasileiras na 11ª Marcha em Defesa dos Municípios, prefeitos do país debateram em Brasília a realidade que enfrentam. Combate à dengue, licenciamentos ambientais, transporte escolar e repasses na saúde foram destaque nos painéis de ontem (16/04).

Entre os prefeitos dos municípios gaúchos que fazem fronteira internacional, o foco foi a questão das políticas compensatórias. Além da redução do limite ditado pela legislação de fronteira do Brasil com outros países, eles buscam medidas fiscais para incentivar o desenvolvimento da região. Uma das reivindicações levantadas por esses prefeitos gaúchos é a criação de área de livre comércio no RS, com chance de exportação calculada em reais.

O relatório de todos os debates setoriais será apresentado na manhã de hoje por representantes da Confederação Nacional dos Municípios. Ontem à noite, uma reunião entre o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e os presidentes de associações de municípios de todo o país definiu o enfoque do documento que será entregue ao governo federal. Após leitura e aprovação da carta, os cerca de 4 mil participantes seguem ao Congresso Nacional para o encerramento do evento. Após dois dias de mobilização, a marcha chega ao fim hoje com exibição de resultados e sessão solene no Parlamento.