Para Meirelles, previsão de crescimento de 2,4% em 2009 é pessimista
Régis Araújo

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou nesta terça-feira que a previsão da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de que a economia brasileira crescerá 2,4% em 2009 é "pessimista". A análise foi feita após audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, na qual está sendo debatida a proposta de conceder autonomia operacional ao BC.

? Eu acredito que sim. É um pouco pessimista. Mas vamos aguardar a previsão do BC e aí sim poderemos falar com mais condição quais [previsões] são otimistas e pessimistas ? disse Meirelles a jornalistas.

Ele lembrou que a instituição divulgará, na próxima segunda-feira o relatório de inflação do último trimestre deste ano, que trará a previsão oficial do BC para o crescimento econômico de 2009.

Sobre o tema da audiência no Congresso Nacional, a autonomia do BC, Meirelles afirmou que não poderia emitir um juízo de valor, ou seja, a favor ou contra, pelo fato de ser o atual presidente da instituição neste momento.

? Não vou fazer pronunciamento de juízo de valor ? afirmou.

Entretanto, Meirelles disse que a autonomia operacional do BC brasileiro, mesmo sem estar amparada em lei, está sendo bem-sucedida.

? Diversos órgãos, tipo OECD, FMI e analistas, sempre têm enfatizado que o Brasil é um dos países mais bem preparados para enfrentar a crise ? disse ele.

O presidente do BC admitiu, porém, que há críticas de que a autonomia operacional dificulta a coordenação de políticas com outros órgãos de governo + que, no Brasil, se intensificou nos últimos meses com a crise financeira internacional.

? BC"s independentes não participam do governo. A coordenação de políticas pode ser dificultada ? afirmou.

Fonte: site G1