Obra do Centro Popular de Compras começa segunda
Régis Araújo

As obras da construção do Centro Popular de Compras (CPC) iniciam hoje, dia 17, na Praça Rui Barbosa, conforme ordem de serviço assinada na manhã de hoje, 13, pelo prefeito José Fogaça e representantes da empresa Verdicom, responsável pela construção e concessão do CPC. A expectativa é de que a transferência dos comerciantes para o novo prédio seja realizada no primeiro semestre de 2008.

Durante o ato de assinatura no Paço Municipal, Fogaça destacou que a questão mais importante no desenvolvimento do projeto foi a participação construtiva dos 800 ambulantes que serão transferidos para o CPC. "Se não houvesse engenharia democrática, a engenharia arquitetônica não se estabilizaria. Sempre asseguramos aos ambulantes a preservação do seu local de trabalho e fonte de renda. Os vendedores também são parte da vida da cidade e, portanto, devem ser respeitados", afirmou. O prefeito falou também sobre o projeto de revitalização do centro da cidade e observou que o objetivo maior da prefeitura é humanizar e valorizar os aspectos culturais e históricos da região central.

O titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Idenir Cecchim, apresentou a maquete eletrônica do projeto e falou sobre as diversas etapas da sua implementação. Conforme Cecchim, os 800 ambulantes que participaram da discussão do projeto do CPC receberam crachás provisórios. "Estamos lutando há anos para que o comércio informal tenha um espaço digno de trabalho. Agradecemos à prefeitura que acreditou na nossa vontade de crescer e de fazer Porto Alegre crescer", comemorou o presidente da feira da Rua da Praia, Juliano Friedman.

Alterações nas linhas de ônibus:

Em função do início das obras, a localização de várias linhas de ônibus do Terminal Rui Barbosa sofreu alterações . Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 28 linhas que fazem 2,8 mil viagens ao dia e transportam cerca de 35 mil passageiros nos horários de pico, deixam a área, passando a atender os usuários na Avenida Júlio de Castilhos e na Rua Cel. Vicente. As mudanças são por tempo indeterminado.

As mudanças atingem as seguintes linhas de ônibus:

610 Minuano; 611 Lindóia; 620 Iguatemi Vila Jardim e 652 Hospital (atenderão na Júlio de Castilhos, entre a Vigário José Inácio e a Praça Rui Barbosa; 613 Elisabeth; D13 Diretão Elisabeth; 615 Sarandi; 715 Sarandi / Sertório;  614 Leão e 633 Costa e Silva (entre a Praça Rui Barbosa e a rua Chaves Barcelos);  624 São Borja; 632 Fátima; 654 Educandário; 665 Planalto / Sabará; 659 J. Ingá; 656 Passo das Pedras e 756 Passo das Pedras / Sertório (entre a rua Chaves Barcelos e a Cel Vicente); 605 Jardim Vila São Pedro; 617 Iguatemi; 702 Bairro Anchieta; 705 Indústrias; 650 Av. do Forte; 653 Itu Coinma; 701 Av. Farrapos / Voluntários; 703 Vila Farrapos; 704 Humaitá; 704.1 Humaitá D. Teodora e 718 Ilha da Pintada (ficarão na Cel Vicente).