No RS, 400 emitem nota eletrônica
Régis Araújo

O número de empresas autorizadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) cresceu 20 vezes em um ano. Entre os motivos para esse aumento está a obrigatoriedade de sua emissão para os setores de cigarros e combustíveis.

O número de empresas autorizadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) cresceu 20 vezes em um ano. Entre os motivos para esse aumento está a obrigatoriedade de sua emissão para os setores de cigarros e combustíveis, que ocorre desde abril, e os esforços da Receita Estadual para prospectar novos segmentos. Hoje, são aproximadamente 400 empresas emitindo NF-e, contra apenas 20 no ano passado. A NF-e melhora processos de faturamento, guarda de documentos, controle e logística, além de diminuir o número de documentos em papel, contribuindo para redução de custos e estímulo aos negócios. Proporciona maior controle do Fisco sobre transações econômicas, a partir de dados quase instantâneas.

Para o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, o RS é referência nacional pelos sistemas desenvolvidos pela Secretaria da Fazenda e Procergs, fundamentais para esse crescimento. Para o secretário Aod Cunha, "a ampliação da NF-e traz "maior justiça fiscal, reduzindo as possibilidades de sonegação".

Fonte: Correio do Povo