Natal acima da crise
Régis Araújo

Entidades ligadas ao comércio registram crescimento das vendas, tanto no Rio Grande do Sul quanto no resto do paísOs brasileiros foram às compras e superaram os gastos de 2007, quando as vendas de Natal foram consideradas as melhores em uma década. Segundo dados divulgados ontem por entidades ligadas ao comércio, as previsões de que a crise internacional não afetaria o ânimo dos consumidores foram confirmadas ? embora alguns números tenham ficado abaixo do esperado.

Entidades ligadas ao comércio registram crescimento das vendas, tanto no Rio Grande do Sul quanto no resto do país

Os brasileiros foram às compras e superaram os gastos de 2007, quando as vendas de Natal foram consideradas as melhores em uma década. Segundo dados divulgados ontem por entidades ligadas ao comércio, as previsões de que a crise internacional não afetaria o ânimo dos consumidores foram confirmadas ? embora alguns números tenham ficado abaixo do esperado.

Mesmo passada a euforia do Natal, os shopping estavam cheios na capital gaúcha, o que surpreendeu lojistas e administradores. No BarraShoppingSul, o maior do Estado, milhares de pessoas passearam pelos corredores no dia de ontem, um volume inesperado segundo a administração do estabelecimento. Semelhante situação foi constatada no segundo maior shopping do Rio Grande do Sul, o Iguatemi na capital gaúcha:

? Estava muito cheio mesmo, quase comparado com o 23 de dezembro ? disse Nailê Santos, gerente de marketing do Iguatemi.

No Praia de Belas, terceiro maior shopping do Estado, também milhares de pessoas foram às lojas, muitas para trocar presentes. Conforme Sérgio Zukov, gerente do estabelecimento, o movimento foi comparável ao de uma sexta-feira normal, algo comemorado uma vez que os lojistas imaginavam um dia fraco de vendas.

De acordo com a Serasa, empresa especializada em pesquisa e análise econômica, as vendas do varejo nacional registraram alta de 2,8% no período que antecede o Natal em relação ao ano passado. O aumento foi verificado em todo o país entre os dias 18 e 24.

? O varejo pode festejar os resultados em razão dos problemas que tivemos ? avaliou o presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop), Nabil Sahyoun.

Consumidores preferiram presentes de menor valor

Sondagem preliminar feita pela entidade indica crescimento real (descontada a inflação) de 3,5% no faturamento do Natal deste ano em relação ao de 2007. Apesar do bom resultado, os segmentos com maiores taxas de crescimento foram os de produtos de menor valor, como óculos e acessórios e perfumaria e cosméticos. O resultado aponta que alguns consumidores preferiram economizar neste Natal. Segundo Sahyoun, o valor médio dos presentes ficou 20% abaixo do registrado em 2007.

? O consumidor não deixou de comprar, mas reduziu valor médio das compras e isso mexe diretamente no faturamento ? concorda Vilson Noer, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre.

De acordo com levantamento da Federação das CDLs do Estado, as vendas devem superar a projeção de crescimento de 10%. A Associação Gaúcha de Supermercados previa expansão de 6,8%, mas verificou resultado de 6%. Ainda assim, é a unânime a sensação de que, num cenário de más notícias pelo mundo, superar o melhor Natal dos últimos 10 anos é motivo de comemoração.

Fonte: Zero Hora - 27/12/2008

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