Namorados: lojas prevêem forte movimento
Régis Araújo

Um dia regado a romance e demonstrações de carinho entre os casais apaixonados. No clima do Dia dos Namorados, o comércio deve registrar hoje um dos maiores movimentos do ano. O corre-corre de última hora em busca de presentes deve lotar lojas de Porto Alegre até o início da noite. Depois disso, a movimentação se transfere para restaurantes e motéis.

Às vésperas da data, funcionários de lojas de artigos personalizados para a data se desdobraram para atender o público. "O movimento está muito intenso, mas o forte mesmo vai ser hoje", previa a gerente da loja Wall Street, do Praia de Belas, Daiane Vieira. Segundo ela, os três dias que antecedem a data respondem por 40% do faturamento da loja no período. A movimentação de última hora é impulsionada pelos homens. "As mulheres geralmente planejam antes e compram com uma certa antecedência. Eles chegam por último, quando já não há muitas opções", aponta Daiane.

Por deixar para comprar o presente para a namorada ontem, o estudante de Direito na Ufrgs Diogo Moser, 18 anos, demorou até encontrar o artigo que procurava. "A falta de tempo é sempre a vilã das compras nessas datas especiais", justificou. Além das compras de última hora, a venda de flores deve intensificar o comércio hoje. "Estamos preparando centenas de arranjos para contentar diferentes gostos", disse a gerente da Floricultura Bella Bimba, Talita Gasparotto.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas), Vilson Noer, o corre-corre às vésperas da data representa 20% da comercialização total. A expectativa da entidade é de que a cifra de R$ 41,3 milhões de vendas, de 8% a 9% a mais do que no ano passado, seja concretizada. "Os estabelecimentos investiram forte, preparando ambientes aconchegantes e românticos", destacou o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia da Capital, Daniel Antoniolli.

**Fonte: Correio do Povo