Micro e pequenas empresas empregam metade dos trabalhadores formais
Monise Rezende

Emprego.

As micro e pequenas empresas empregam 52,3% dos 24,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que equivale a 13,1 milhões de empregados – dos quais 8,5 milhões, ou 64,9%, vivem no interior do País. As micro e pequenas empresas correspondem a mais de 99% dos 5,8 milhões de negócios formais existentes no Brasil, segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa.

“As micro e pequenas empresas são responsáveis por um volume expressivo dos empregos e também por um volume e massa de rendimentos bastante relevantes”, destacou o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz, durante a apresentação da terceira edição do anuário, na terça-feira, 31 de agosto, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A edição apresenta números de 2008 e 2009.

Os dados indicam também que, de 2000 a 2008, o número de micro e pequenas empresas aumentou de 4,1 milhões para 5,7 milhões – um crescimento de 40%. No período, foi ampliado em 4,5 milhões o número de empregados com carteira assinada, que estava em 8,6 milhões e passou para 13,1 milhões.

“Nossas empresas continuam empregando boa parte das pessoas formalizadas e, além disso, estão aumentando os salários. Isso é uma tendência que vem se mantendo desde 2002”, ressaltou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

Fonte: Repórter Sindical