Juros do cheque especial e empréstimos sobem em julho, afirma Procon
Régis Araújo

Levantamento realizado pelo Procon-SP aponta que, em julho, as taxas médias de juros registraram alta para empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. A pesquisa analisou as taxas de dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e

Unibanco.

Segundo o Procon-SP, a taxa média cobrada pelos bancos no empréstimo pessoal foi de 5,67% ao mês, superior à do mês de junho, que estava em 5,61%. No cheque especial, a taxa média foi de 8,83% ao mês, contra 8,73% no mês passado.

Desde o início do ano, segundo a entidade, a taxa média do empréstimo pessoal elevou-se em 0,31 ponto percentual; no cheque especial, o aumento foi de 0,62 ponto percentual. "O avanço do uso de linhas mais curtas (cheque especial/cartão de crédito) e emergenciais é o primeiro sintoma de uma piora do ambiente do crédito", afirma o Procon-SP.

A pesquisa verificou que das dez instituições bancárias pesquisadas, seis elevaram a taxa do empréstimo pessoal e quatro mantiveram a mesma taxa de junho. As três maiores altas ficou com o banco Itaú, que alterou de 6,39% para 6,58% ao mês; com o Unibanco, de 6,45% para 6,59%; e Santander, que subiu a taxa de 5,78% para 5,90%.

No cheque especial, segundo o Procon-SP, quatros dos dez bancos pesquisados elevaram a taxa mensal. Caixa Econômica Federal, de 7,20% para 7,98% ao mês; Itaú, que subiu 8,42% para 8,55%; e Banco do Brasil, com alteração de 8,30% para 8,35%, registraram as três maiores altas.

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em junho, a taxa Selic subiu 0,5 ponto percentual e atingiu 12,25% anuais.

Segundo o Procon-SP, o crédito para pessoa física dá sinais de desaceleração, com as famílias tomando empréstimos, mas em ritmo menor que o de alguns meses atrás.

Fonte: Folha Online