Informe Dieese-RS: Aumento real médio das primeiras negociações 2011 é maior do no ano anterior no RS
Jousi Quevedo

Os melhores aumentos reais médios foram alcançados pela indústria (2,21%).

As primeiras negociações salariais fechadas no estado nesse ano conquistaram, em média, ganhos reais maiores do que aqueles obtidos em 2010. Analisando os dados do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) das negociações coletivas do Rio Grande do Sul com datas-base de janeiro a junho de 2011, o aumento médio real atingido foi de 1,84%. Esse percentual é maior do que aquele obtido pelas mesmas negociações no ano anterior, cuja média foi de 1,49%.

Os melhores aumentos reais médios foram alcançados pela indústria (2,21%), cujo aumento médio situouse acima da média estadual. É na indústria, também, que foi observado o melhor resultado: 4,23% de ganho real. Além disso, a maioria das negociações fechou acordo com aumentos entre 1% a 3% de ganho acima da inflação do INPC-IBGE nesse período, enquanto no ano passado a concentração estava na faixa de 0,01% a 2%, confirmando a melhoria das conquistas salariais.

A inflação dos cinco primeiros meses de 2011 atingiu valores altos. A média do INPC-IBGE acumulado em 12 meses nesse período chegou 6,39%, enquanto que no ano anterior foi 5,05%. Apesar deste patamar inflacionário, a melhora no resultado das negociações reflete o ritmo da economia gaúcha, cujo crescimento da atividade econômica do Rio Grande do Sul atingiu 6,3% nos primeiros meses, apontando para a manutenção crescimento da produção gaúcha, embora a menores taxas.

Voltar pro topo