Em nome da valorização do emprego, Comerciários apóiam regulamentação das locações de shoppings
Régis Araújo

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC) vê com bons olhos a idéia de regulamentação das relações entre lojistas e shoppings, a partir da reapresentação do projeto da ex-deputada paulista Zulaiê Cobra (PSDB), hoje sob a relatoria do deputado baiano José Carlos Araújo (PR). A proposta é uma tentativa de reduzir os conflitos entre os dois setores devido à relação leonina estabelecida para a locação do imóvel, com exigências impertinentes para os locadores, em sua maioria pequenos e médio empreendedores. As regras em vigor impõe pagamento de 14 aluguéis por ano, fundo de promoção e taxa de ocupação, além do condomínio.

?Esse clima de pressão constante contamina o ambiente de trabalho,  afetando a progressão dos negócios?, afirma Nilton Neco, presidente do SINDEC, ao comentar pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontando que a maioria dos empreendedores não sobrevive mais de cinco anos. Para Nilton Neco, cuja categoria tem data-base em 1º de novembro, o momento é próprio para afirmar a tese do Trabalho Decente, inscrita na primeira cláusula da convenção coletiva vigente, e que vê o trabalho como uma atividade que vai além da empresa e pressupõe um ambiente de trabalho satisfatório. ?Mais que um salário digno, que permita atender à necessidades básicas, a classe quer atuar livre do assédio moral e dos desvios de função, como impor ao vendedor tarefas como descarregar caminhão ou limpar a loja?, adverte o sindicalista. Neco, que também é secretário nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, acredita que a distensão no relacionamento entre lojistas e shoppings e a conseqüente queda nos custos possam contribuir para o alcance desse patamar.

A campanha salarial dos Comerciários portoalegrenses será centrada na defesa do Trabalho Decente, conceito global no qual o trabalho vai além da simples relação localizada entre patrão e empregado, mas aborda todos os aspectos envolvidos, como salário, ambiente de trabalho, respeito às convenções internacionais e sustentabilidade. Outro aspecto relevante  vem da crença dos sindicalistas no papel cumprido pelos trabalhadores na  superação do momento crítico da crise. ?Foi o trabalho quem superou a crise?, acrescenta Neco, para quem foram as medidas propostas pelo movimento sindical e assumidas pelo governo que fortaleceram o mercado interno e o comércio. No caso, o presidente do SINDEC se refere à redução do IPI, o corte na taxa de juros e as políticas setoriais. ?Queremos a nossa parte?, diz.

*Renato Ilha

Assessoria de Imprensa SINDEC*