Divulgado o volume de vendas no comércio de Porto Alegre em novembro de 2008
Régis Araújo

Na capital, todos os segmentos registraram queda no mês de novembro de 2008em relação a outubro, comparando com o mesmo mês de 2007. Nos últimos 12 meses, o que puxou o indice foi a alta nasvendas de eletroeletrônicos (33,6%), móveis (19,7%) e veículos (14,4%). Por outro lado, o setor de tecidos e vestuário registrou a maior queda em um ano:(-7,2%).

O comércio do Rio Grande do Sul apresentou, no mês de novembro de 2008, uma variação negativa de -3,6% no seu volume de vendas, considerando-se como período de comparação o mesmo mês de 2007 (Tabela 1). O comércio

varejista teve uma queda de -3,4%, com a maior elevação ocorrendo no setor de combustíveis e lubrificantes (6,3%), e a maior queda, nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-11,4%). O comércio atacadista revelou um decréscimo de -3,7%. O setor com maior variação positiva (matérias-primas agropecuárias) demonstrou uma taxa de 16,1%, e a

maior queda foi registrada no setor produtos intermediários industriais (-28,5%). No acumulado do ano (período jan.-nov./08), houve uma elevação de 4,9% no volume de vendas do comércio do Rio Grande do Sul, em comparação com igual período do ano anterior.

O comércio varejista obteveum aumento de 4,9%, com o maior acréscimo ocorrendo no setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (26,7%), e a maior variação negativa, nas vendas do setor de tecidos, vestuário e calçados (-3,6%). O comércio atacadista apresentou uma alta de 4,9%. O setor com maior elevação (máquinas, aparelhos e equipamentos) teve uma taxa de 25,6%, e a maior queda ocorreu no setor produtos intermediários industriais (-10,8%).

Fonte: FEE e FECOMÉRCIO

Voltar pro topo