Dieese lança estudo setorial do comércio
Monise Rezende

Crescimento.

Embalado pelo dinamismo do mercado interno, por meio da recuperação do emprego e da expansão da massa salarial, o setor comerciário vendeu 5,9% a mais do que em 2008 e a receita com vendas cresceu 10%. Aliás, foi justamente a contribuição do consumo das famílias, com crescimento de 4,1%, que evitou uma retração maior da economia brasileira em 2009.

O Estudos e Pesquisas nº 52 "O Comércio em 2009 - Um balanço dos principais indicadores" traça uma análise do setor varejista brasileiro em 2009 em termos de volume de vendas e de receita nominal, além de apresentar dados da movimentação do emprego no setor e dados sobre a renda e a jornada deste que é um dos setores que mais emprega no país.

Dos 39,4 milhões de trabalhadores brasileiros com carteira assinada, 7,3 milhões são comerciários, ou seja, 18,6% da força de trabalho no país de acordo com dados do Ministério do Trabalho. A pesquisa foi divulgada na abertura do 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços, ocorrida em Brasília.

Fonte: Dieese

Voltar pro topo