Dieese afirma que momento é ideal para aumento de salário
Jousi Quevedo

Dados apresentados durante a assembléia confirmam boa fase do comércio gaúcho.

Dando sequência às discussões abordadas na assembléia geral desta noite, o Dieese apresentou dados importantes para a categoria. Ricardo Franzoi conduziu a apresentação, elaborada pela economista Daniela Sandi, explicando cenário econômico atual.

"Se não aproveitarmos este momento para o aumento de salário, talvez não tenhamos outro momento tão privilegiado quanto este", alertou Franzoi. Dentre os dados que consolidam bom momento do comércio gaúcho, está o aumento na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que acompanhando crescimento da economia; a previsão de aumento em 30% da safra de grãos no Estado, refletindo positivamente na economia gaúcha e, diretamente, o crescimento do volume de vendas acima da inflação.

Franzoi demonstrou ainda a queda de 2% da taxa de desemprego no último ano e as conquistas da categoria, com o ganho acumulado de 26,74% e reajuste de 34,45% nos últimos 5 meses, totalizando um ganho de salário de 6,08% em relação ao INPC.

A taxa de desemprego caiu em 2% no último ano, conforme a apresentação e cresceu a massa de rendimento dos assalariados, proporcionalmente ao aumento de empregos, evoluindo em 9,6% na região metropolitana de Porto Alegre.

Outro dado que atesta o bom momento do comércio é o crescimento do volume de crédito, que ficou em 47,2% do PIB, representando evolução de  20% nos últimos 12 meses.

Franzoi destaca que os empregos também continuam crescendo, acompanhando a boa fase. Nos primeiros 7 meses de 2011 foram geradas  13.259 novas vagas no comércio gaúcho. Além disse, a previsão para janeiro de 2012 é o aumento do salário mínimo para R$ 620,00, 14% a mais que o atual, melhorando o poder de compra e incrementando ainda mais as vendas.

Voltar pro topo