Dia das Crianças já acelera as vendas
Régis Araújo

Os supermercadistas do Rio Grande do Sul projetam ampliar em 8,3% as vendas durante o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. O otimismo está baseado em pesquisa encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que apontou que 32,8% dos consumidores pretendem comprar brinquedos para os filhos nas gôndolas dos supermercados. A data comemorativa, situada entre as quatro principais do ano para o comércio, deve representar 7,9% do faturamento no mês de outubro.

O estudo feito pela Segmento Pesquisas ouviu 250 pessoas das classes A, B e C, nos dias 13 e 14 deste mês em 12 cidades-pólo gaúchas. De acordo com a pesquisa, quanto maior o poder aquisitivo familiar, mais a criança influencia na decisão de compra. No geral, 57,3% dos pais revelaram que os filhos têm muita influência na compra do presente, percentual que chega a 80% entre as famílias com renda superior.

A televisão e os amigos são apontados pelos pais como as maiores influências na escolha das crianças. Conforme o presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, as crianças não querem ganhar roupas no seu dia. "As crianças gostam muito das novidades tecnológicas, são muito focadas em tecnologia", disse, citando como principais artigos de consumo o celular, os jogos de computador e os aparelhos MP3 e MP4. Estes presentes são, de uma maneira geral, os mesmos que gostariam de ganhar no Natal, no aniversário e aqueles que os amigos estão usando, que estão na moda. Nos maiores supermercados gaúchos, as linhas de brinquedos têm cerca de 1,2 mil itens, sendo de 8% a 10% produzidos no RS.

A escolha dos supermercados para as compras do Dia das Crianças é avaliada por Longo como resultado das facilidades de pagamento, preços competitivos, localização e concentração de produtos diversos no mix das lojas. O preço médio do presente no supermercado é projetado em R$ 29,00, ante R$ 55,00 no comércio em geral. Os preços dos presentes este ano, comparados com os do ano anterior, é de +4,9%, praticamente sem reajustes.

Os supermercadistas projetam um aumento de 8,3% nas vendas, ante o registro de 8,1% no estudo anterior. A expectativa é maior na venda de brinquedos (+13,3%), guloseimas (+13,1%), revistinhas (+12,7%), jogos infantis (+10,7%) e roupas (+8,4%). O setor espera que o movimento nos supermercados já se intensifique para o Dia das Crianças a partir do próximo fim de semana.