Conselho Deliberativo do FAT amplia créditos para micro e pequenas empresas
Régis Araújo

Bancos poderão emprestar R$ 10 bilhões para investimentos. São empréstimos adicionais para gerar emprego e renda aos trabalhadores. Os recursos são referentes à Programação Anual da Aplicação dos Depósitos Especiais (PED) do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e foram aprovados em reunião do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat).

**

**A partir de 1º de janeiro as micro e pequenas empresas terão R$ 10 bilhões em créditos para investimentos. Os recursos são referentes à Programação Anual da Aplicação dos Depósitos Especiais (PED) do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e foram aprovados em reunião do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat).

Em novembro o Codefat já havia anunciado a liberação extra de R$ 2,25 bilhões com disponibilidade imediata para o exercício 2008, e mais R$ 4 bilhões para 2009. Na reunião desta quarta-feira, contudo, o Conselho decidiu disponibilizar mais R$ 6 bilhões para 2009, referentes à reaplicação de recursos do PED.

Segundo o presidente do Codefat, Luiz Fernando Emediato, o objetivo do PED é movimentar o mercado para que sejam criados novos empregos. "São empréstimos adicionais que os bancos poderão conceder para gerar emprego e renda aos trabalhadores. Com esta medida, aliada a outras tantas, o Codefat está fazendo a sua parte pela geração de emprego, em defesa do trabalhador".

Fonte: MTE