Comércio gaúcho cresce 8,7%
Régis Araújo

O comércio do Rio Grande do Sul começou 2008 com ótimas perspectivas. A região Metropolitana de Porto Alegre teve variação positiva de 6,6% em janeiro.

O comércio do Rio Grande do Sul começou 2008 com ótimas perspectivas. A região Metropolitana de Porto Alegre teve variação positiva de 6,6% em janeiro. Os resultados no mês apresentam um grande desenvolvimento, registrando alta de 8,7% em volume de vendas, na comparação com o mesmo período de 2007. O Índice de Vendas do Comércio (IVC) ? que agrega o Índice de Vendas do Varejo (IVV) e o Índice de Vendas do Atacado (IVA) ? foi divulgado ontem pela Fecomércio ? RS, em parceria com a FEE (Fundação de Economia e Estatística). Os dados apontam que no varejo, a alta foi de 8,4%. A maior contribuição foi do setor de Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (36,3%), e a maior variação negativa foi nas vendas do setor de Tecidos, Vestuário e Calçados (-8,7%).

No setor atacadista, a variação foi positiva em 9%, com destaque para a alta de 27,7% no setor de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos. ?Os bons números indicam que existe um crescimento real da economia do RS?, destaca o assessor econômico da Fecomércio-RS, Carlos Cardoso. Para ele, a explicação está no crescimento da renda do gaúcho.

Fonte: Correio do Povo

Voltar pro topo