Comércio de natal cresce 7% na capital
Régis Araújo

Na Capital gaúcha, a crise não afeta a procura de presentes por parte dos consumidores. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre), Vilson Noer, estima um crescimento de cerca de 7% no faturamento das lojas da Capital gaúcha neste período que antecede o Natal, em relação ao ano passado.

Ele destaca que esse final de semana foi o que verificou a maior movimentação de consumidores em dezembro. Diferentemente de 2007, Noer aponta que houve uma diversificação na procura de presentes. O dirigente informa que o público está focando produtos que se encontram na faixa de R$ 90,00 a R$ 120,00 e de segmentos como eletrônicos, confecções, calçados, entre outros.

Shopping centers, com maior poder de fogo e articulação entre lojistas e administradores, apostam em sorteio de carros para alavancar as vendas. Quem faz assegura que dá certo e evita eventuais quedas de vendas ante o momento de turbulência. As direções dos estabelecimentos confirmam que os consumidores respondem com as promoções em medida bem maior do que se não tivesse o atrativo.

Também dá resultado vestir os locais com o clima natalino e apostar no Papai Noel e atrativos de lazer para encantar a família inteira. Os centros comerciais projetam faturamento de 10% a 15% superior à data de 2007.

O Praia de Belas voltou a fazer promoção com veículos depois de um jejum de dez anos. A gerente de marketing, Janine Oliveira, comemora recorde de participação. Até o sábado passado, a promoção de sorteio de dois Kia Sportage já havia atraído 295 mil concorrentes. O sorteio será em 6 de janeiro, e a última chance de se habilitar é dia 24. O tíquete médio de quem entrou na disputa é de R$ 400,00, acima do ano anterior, que foi de R$ 320,00, mas que não tinha o prêmio de quatro rodas. "Vamos ter vendas 10% maiores neste ano", projeta a gerente.

Além de sorteio, o Praia de Belas criou ambiente com internet e oferece ajudante para levar pacotes. "Tudo para facilitar a vida dos clientes", justifica Janine. Resultado é que somente entre sexta-feira e domingo, o estabelecimento recebeu 190 mil pessoas.

No Moinhos Shopping, o objeto de desejo é um New Beetle, que está desde novembro estacionado no local, próximo a um Papai Noel, que faz a alegria das crianças. Os pais se preocupam em gastar, enquanto o velhinho diverte os filhos. A direção do Moinhos espera crescimento entre 12% a 15% sobre a mesma data de 2007. Podem concorrer ao prêmio clientes do programa de relacionamento do estabelecimento e quem se cadastrar na hora. Podem ser trocadas notas a partir de R$ 100,00, que valem cem pontos cada. O prazo para concorrer vai até 31 de dezembro. O sorteio será em 5 de janeiro.

Com pouco mais de um mês de atuação, o BarraShoppingSul reforçou o time de vendas com sorteio do modelo importado Citröen C4 Pallas. São dois carros por dia, desde o dia 10 deste mês até o dia 24. O valor mínimo para concorrer é de R$ 300,00. De sexta passada até o fim-de-semana, a direção do centro comercial registrou 190 mil consumidores.

Já o Total Shopping apostou na tradição de promoções e acertou com os quase 500 lojistas que a ordem é baixar preços. A gerente de marketing, Karine Diniz, espera vendas 20% maiores ante o Natal de 2007 com a fórmula de promoções. "Nos últimos dias, seremos mais agressivos ainda", garante Karine. Para a direção, o consumidor, principalmente em momentos de crise, é ainda mais exigente com preços.

A jornalista Luciana Thomé, 31 anos, é uma consumidora que se encaixa no perfil descrito pelo presidente da CDL Porto Alegre. Ela queria variedade nas compras que fez para toda família, mas com o menor preço possível. O Total, na metade da tarde de ontem, já era o segundo shopping que Luciana visitava para realizar as melhores escolhas.

Deise Dworakowski, 32 anos, optou pelo Lindóia Shopping para fazer as compras de Natal. Ela adquiriu itens de setores como o de cosméticos, roupas, entre outros. O gerente-geral do Lindóia, Fábio Irigoite, comenta que o perfil de Deise é o mais comum: cada vez mais o consumidor está se interessando por produtos úteis - como roupas e calçados.

Irigoite calcula que nesse sábado e domingo a movimentação no estabelecimento aumentou cerca de 10%, alcançando um público de cerca de 45 mil clientes. O gerente da Magazine Luiza, Marlon Portal da Rosa, também comemora o número de pessoas que passou pela loja da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre. Conforme Rosa, o setor de brinquedos é um dos mais procurados. De 1 a 24 de dezembro deste ano, o gerente da Magazine Luiza espera um crescimento de 20% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2007.

Nos feirões e nas concessionárias, procura por carro zero está em alta

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), somada à aproximação do Natal e do final do ano, incentiva os consumidores a comprar um automóvel zero quilômetro. Prova disso, são os resultados dos feirões realizados na fábrica da General Motors (GM), em Gravataí, e das concessionárias da montadora distribuídas pelo Estado.

O gerente regional de marketing da GM, Juliano Cunha, informa que contando os feirões e as vendas das autorizadas da Capital e do Interior, realizados nos últimos dois finais de semana, deverão ser comercializados em torno de 1,2 mil veículos. Ele afirma que é um recorde para a empresa. Nesse sábado e domingo, a expectativa era de negociar cerca de 500 automóveis.

Não foi somente no sábado e no domingo que a GM verificou um bom desempenho. Cunha diz que desde a decisão do governo federal reduzir o IPI as vendas das lojas de veículos aumentaram. Na quinta-feira, foram vendidos 200 carros pelas concessionárias da GM no Rio Grande do Sul e na sexta-feira, em torno de 250 automóveis.

Apesar dos bons resultados registrados nos dias úteis da semana, os feirões nos finais de semana são uma estratégia especial da GM. Cunha enfatiza que o evento apresenta um diferencial de preço para o consumidor, que é negociado durante a compra, em relação às concessionárias. Além do valor, o gerente salienta as condições de financiamento como fator que atrai os clientes.

O gerente afirma que a GM repassou integralmente a diminuição do IPI ao preço final do produto. Um carro que custava anteriormente R$ 26 mil, cita Cunha como exemplo, passou para R$ 24 mil. Os feirões disponibilizaram todas as linhas Chevrolet, mas os líderes de venda foram o Celta, o Prisma e o Chevrolet Classic.

O aposentado Antonio Marantes, 75, foi um dos consumidores que decidiu ir à fábrica da GM para verificar se os preços dos automóveis estavam acessíveis. Ele explica que o novo carro será usado por sua esposa e a idéia é incluir um Polo usado no negócio. "É um carro grande e eu quero um menor, para andar na cidade", diz a funcionária pública aposentada, Vera Lúcia Marantes, 52 anos.

Apesar de o casal ser parte do público de cerca de 3 mil pessoas esperadas pelos feirões deste sábado e domingo, Cunha acredita que o movimento nos shopping centers, para as compras de Natal, diminuiu a procura por automóveis neste final de semana, em relação ao anterior.

O gerente comercial da Montreal, concessionária da Ford, Luciano Nunez, acrescenta que o calor de ontem também inibiu um pouco as pessoas. Mesmo assim, Nunez comemora o fato de que, depois da redução do IPI, houve um acréscimo de cerca de 30% no volume de vendas da concessionária. Na sexta-feira e no sábado, a Montreal vendeu em torno de 45 carros.

No domingo, a expectativa era de vender mais 20 veículos. A maior procura foi por carros populares como o Ka e o Fiesta e concentrada nos veículos novos. A Montreal abrirá no próximo final de semana, que antecederá o Ano-Novo, para aproveitar o bom momento de vendas.

Fonte: Jornal do Comércio