Com cartões de crédito liderando, outubro mostra aumento no endividamento dos gaúchos
Jousi Quevedo

Apesar do aumento do endividamento, a parcela de famílias que se declaram muito endividadas caiu de 20,8% em setembro para 10,3% em outubro.

O percentual de famílias gaúchas com alguma dívida teve aumento no mês de outubro (70,2%), na comparação com setembro (66,5%). A ampliação também foi registrada na verificação ante o mês de outubro de 2011 (65,0%). Na avaliação sobre a Peic-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho), divulgada nesta quarta-feira (7) pela Fecomércio-RS, o endividamento ultrapassou o nível do ano passado.

“Contribui para isso o fato de que nos últimos meses do ano anterior o endividamento já havia entrado em trajetória de redução, e além disso, a conjuntura de juros mais baixos em 2012 estimula a tomada de novas dívidas”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

O dirigente explica que apesar do aumento do endividamento, a parcela de famílias que se declaram muito endividadas caiu de 20,8% em setembro para 10,3% em outubro. Ainda segundo os números da Fecomércio-RS, o tempo médio de comprometimento com dívidas apresentou alta, passando de 6,6 meses em setembro para 7,8 meses em outubro.

A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou elevação, passando de 27,8% em setembro para 29,0% em outubro. Os principais tipos de dívida apontados pela Peic-RS são cartão de crédito (73,8%), carnês (53,4%) e cheque especial (25,4%).

  • Para ver a análise dos resultados, clique em http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/analisePEICout.pdf

  • Para acessar a pesquisa completa clique em http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/PEICoutubro.pdf

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo