Centrais realizam ato contra o aumento da taxa de juros
Régis Araújo

A Força Sindical participou na manhã desta terça-feira (22) do ato unitário ?menos juros e mais desenvolvimento?, organizado pelas centrais sindicais.

A Força Sindical participou na manhã desta terça-feira (22) do ato unitário ?menos juros e mais desenvolvimento?, organizado pelas centrais sindicais, que reuniu aproximadamente 500 trabalhadores em frente à sede do Banco Central em Porto Alegre, na Avenida Alberto Bins.

Para os trabalhadores, o Brasil vive um ciclo de desenvolvimento, com ritmos e índices compatíveis com seu porte e necessidade. No entanto, este desenvolvimento está ameaçado por uma política macroeconômica que fixa juros altos e superávits fiscais elevados. Na prática, esta política serve apenas aos interesses de uma minoria ? cerca de 20 mil famílias que especulam o dinheiro. As decisões do Copom são tomadas por apenas oito pessoas, nenhuma delas eleita pelo povo.

Brasil tem a maior taxa de juros do planeta

O Brasil retomou o posto de país com a maior taxa real de juros do mundo. Em julho de 2007, havia perdido esse título para a Turquia. Com os juros brasileiros nas alturas, os investidores internacionais ficam ainda mais tentados a aplicarem em ativos no mercado brasileiro. O Banco Central na tentativa de conter a alta recente da inflação despreza as necessidades de continuidade do crescimento econômico.

O bom momento da economia brasileira com retomada da produção, queda da taxa de desemprego, recuperação da renda e aumento do consumo será fortemente afetado pela permanência da alta da taxa de juros. A politíca monetária atual aposta em mais desemprego e pobreza, agravando os impactos perversos sobre nossa população. É premiar o mercado financeiro em prejuízo dos que produzem e trabalham no nosso Brasil.

Aline Brum, Assessora de Imprensa da Força Sindical-RS