Caxias é o melhor município do RS
Régis Araújo

Pelo quinto ano consecutivo, Caxias do Sul lidera a lista do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios gaúchos. Os 12 indicadores avaliados nas áreas de saúde, saneamento e domicílio, educação e renda passaram de 75,7% para 76% no Estado.

Pelo quinto ano consecutivo, Caxias do Sul lidera a lista do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios gaúchos. Os 12 indicadores avaliados nas áreas de saúde, saneamento e domicílio, educação e renda passaram de 75,7% para 76% no Estado. Os dados foram apresentados na Fundação de Economia e Estatística (FEE). Apesar da melhoria anual, apenas nove entre 496 municípios tiveram em 2004, data da pesquisa, índice médio acima de 80%, inferior ao apontado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como de alto desenvolvimento humano (IDH). "A grande maioria dos municípios fica na faixa de médio IDH", disse o estatístico e coordenador do trabalho, Rafael dos Santos.

O Idese é medido pela FEE desde 2000. A proximidade do percentual zero indica maior carência em determinada área. Os principais desempenhos foram nas áreas de saúde e renda, com crescimento de 0,56% e 0,55%, respectivamente. A qualidade da saúde cresceu para um índice 84,6%, após três anos consecutivos de queda. O percentual médio da renda manteve a tendência de alta nos últimos três anos, chegando a 77,3%. Os indicadores de educação permaneceram estáveis e em boa qualidade. O saneamento apresentou os piores índices.

Porto Alegre passou da quinta para a quarta posição, embora tenha mantido o índice de 81,4%. Canoas e Esteio ocupam o segundo e terceiro lugares. Lajeado do Bugre está na última colocação, com 39,9%.

Voltar pro topo