Brasília promete justa repartição dos tributos
Régis Araújo

Depois de três dias de mobilização em Brasília, mais de 4 mil prefeitos e vereadores de todo o país retornaram a suas cidades ontem. Na bagagem, levaram promessas do governo federal de uma repartição mais justa dos tributos entre estados, municípios e União. No encerramento do evento, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou uma carta com as conquistas e reivindicações prioritárias.

Entre os resultados concretos, o documento aponta a assinatura do decreto de criação de um comitê para operacionalizar a transferência de 100% do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) aos municípios. Além disso, houve garantia de encaminhamento do relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sobre a PEC 12/2006, que estabelece a revisão das regras para o pagamento dos precatórios judiciais.

Desde a última terça-feira, administradores municipais se concentraram na Capital Federal focados na reforma tributária. Para Ziulkoski, a marcha representou apenas o início da luta dos prefeitos na busca da concretização da pauta de reivindicações apresentada ao presidente Lula e ao Congresso Nacional. "Os resultados não terminam aqui. Mostramos força e iremos continuar pressionando o governo federal ao longo do ano", indicou Ziulkoski.