Atividades da Força Sindical levam cultura, diversão e arte à Restinga

Esplanada da Restinga recebeu shows, brinquedos e serviços sociais para os trabalhadores no fim de semana.

Força Sindical-RS neste domingo (03). No palco, montado na Esplanada, as atrações foram FatDuo, MC Tchesko, Samba da Gente, Kaso Ah Parte, Cassinho do Novo Extima, Vírus do Samba e Os Abusados. Mostrando o talento da Tinga, a comunidade também foi protagonista, promovendo roda de capoeira com o projeto Capoeira para Crescer e também apresentações teatrais, com o grupo Juntando Tudo Deu Nisso, ambos apoiados pela central.

Além dos shows realizados pelo Instituto Girassol, a comunidade contou com atividades sociais, como medição de pressão e auxílio jurídico. "Nos colocamos à disposição de toda a comunidade da Restinga para tirar dúvidas em relação a questões de direito, tanto direito do trabalho, quanto orientações em direito previdenciário e de família", explicou o advogado Eduardo Durgante, parceiro voluntário na atividade.

Para o líder comunitário Edson Matte, a central desempenha papel importante na comunidade. "Se não for pela Força, não é por ninguém mais. Através do Clàudio Janta temos esse tipo de atividade, para trazer entretenimento ao pessoal que não tem condições para ver um show", ressaltou. O radialista Edy Morelli também destacou a representatividade do líder sindical na Restinga: "A comunidade tem uma participação boa, é a gente falar do Janta aqui na Restinga e o pessoal diz 'oba!'", contou.

O secretário Geral do Sindec, Clàudio Janta, que preside a central no Estado, comentou o reconhecimento da comunidade às atividades promovidas. "A gente vê a necessidade das pessoas de terem esse acesso à cultura, de participar, ver de perto os artistas e até as pessoas da comunidade poderem se apresentar pro seu povo. Ficamos com a alma lavada, a satisfação de ver o brilho no olho das pessoas, a alegria no rosto dos trabalhadores, a satisfação das crianças de estarem junto com os artistas, não tem dinheiro que pague isso", declarou.

Para a produtora cultural Silvia Duarte, à frente dos eventos da Força Cultural, o dia foi ainda mais especial. "Pra mim é um prazer maior poder trazer um pouco de entretenimento e cultura aqui na Restinga, onde é a minha comunidade, onde eu me criei, e que tem vários talentos e alguns projetos, que são pouco divulgados", salientou, encerrando: "Tinga, teu povo de ama!".

Realização: Instituto Girassol

Promoção: Força Sindical-RS