Cultura: Que tal uma peça de teatro hoje?

Você é convidado a assistir o espetáculo "O Coração de um Boxeador".

Você é convidado a prestigiar a peça "O Coração de um Boxeador", que está em cartaz hoje e se apresenta às 20h no Instituto Goethe, em Porto Alegre. A entrada é franca.

Escrita pelo renomado e premiado autor alemão Lutz Hübner, a peça já foi encenado inúmeras vezes em vários países e em vários idiomas, mas é a primeira vez que recebe uma montagem no Rio Grande do Sul. A história trata do encontro entre um velho, ex-campeão de boxe alemão, Léo (interpretado por Sirmar Antunes), totalmente desamparado, e Jojo (com o ator Paulo Rodriguez), um jovem desorientado, que cumpre pena prestando serviço social no asilo.

Considerado um texto ímpar, “O Coração de um Boxeador” traz no seu enredo temas contemporâneos, como o idoso que sofre com o abandono e o preconceito da sociedade, o adolescente que para ser aceito em um grupo precisa passar por provações, além de conflitos amorosos e de gerações, entre outros. Com diálogos vigorosos, o autor fala da vontade dos dois personagens em se ajudar mutuamente na concretização de seus sonhos.

Lutz Hübner esteve em Porto Alegre de 1º a 06 de outubro de 2001, para ministrar uma oficina no Instituto Goethe, na qual foram abordados diversos temas ligados ao teatro juvenil. E foi nesta passada pela Capital gaúcha que o dramaturgo alemão entregou ao ator Paulo Rodriguez o texto de "O Coração de um Boxeador". Na época, ele e o diretor Celso Veluza participavam da oficina. Em 2008, na Usina do Gasômetro, durante a Bienal do Mercosul, eles deram início às primeiras leituras do texto.

Nascido em 1964, Lutz Hübner vive em Berlim dirigindo e escrevendo peças, além de roteiros de cinema e óperas. Desde o fim dos anos 90, é considerado um dos mais importantes autores infanto-juvenis da atualidade, com diversos textos montados anualmente, traduzidos para doze idiomas e apresentados em diversos países.

Ao lado do texto, a trilha sonora também cumpre um papel importante na trama e leva a assinatura do músico Yanto Laitano, autor de trilhas premiadas para filmes e documentários, cujo som transita pela música erudita contemporânea e por diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock.

Ficha Técnica da equipe

Texto: Lutz Hübner

Direção: Celso Veluza

Elenco: Sirmar Antunes e Paulo Rodriguez

Iluminador: Miguel Tamarajó (Jacka)

Cenógrafo: Marçal Rodrigues

Figurinista: Titi Lopes

Trilha Sonora: Yanto Laitano

Fotos: Cris Crisguer

Planejamento Cultural e Direção de Produção: Silvia Abreu

Divulgação: Michele Rolim

Realização: Centro de Experimentações Ilimitadas & Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais Ltda.

Financiamento: Fumproarte – Prefeitura de Porto Alegre

Apoio: Goethe-Institut, Clube do Assinante ZH, TVE, Rádio FM Cultura, RBS TV, TV COM

Valor: Entrada franca

Dia: 03 de maio