Eventos culturais, dicas e novidades de lazer e entretenimento.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Cultura: Que tal uma peça de teatro hoje?
por Jousi Quevedo | Você é convidado a assistir o espetáculo "O Coração de um Boxeador".
Você é convidado a prestigiar a peça "O Coração de um Boxeador", que está em cartaz hoje e se apresenta às 20h no Instituto Goethe, em Porto Alegre. A entrada é franca.
Escrita pelo renomado e premiado autor alemão Lutz Hübner, a peça já foi encenado inúmeras vezes em vários países e em vários idiomas, mas é a primeira vez que recebe uma montagem no Rio Grande do Sul. A história trata do encontro entre um velho, ex-campeão de boxe alemão, Léo (interpretado por Sirmar Antunes), totalmente desamparado, e Jojo (com o ator Paulo Rodriguez), um jovem desorientado, que cumpre pena prestando serviço social no asilo.
Considerado um texto ímpar, "O Coração de um Boxeador" traz no seu enredo temas contemporâneos, como o idoso que sofre com o abandono e o preconceito da sociedade, o adolescente que para ser aceito em um grupo precisa passar por provações, além de conflitos amorosos e de gerações, entre outros. Com diálogos vigorosos, o autor fala da vontade dos dois personagens em se ajudar mutuamente na concretização de seus sonhos.
Lutz Hübner esteve em Porto Alegre de 1º a 06 de outubro de 2001, para ministrar uma oficina no Instituto Goethe, na qual foram abordados diversos temas ligados ao teatro juvenil. E foi nesta passada pela Capital gaúcha que o dramaturgo alemão entregou ao ator Paulo Rodriguez o texto de "O Coração de um Boxeador". Na época, ele e o diretor Celso Veluza participavam da oficina. Em 2008, na Usina do Gasômetro, durante a Bienal do Mercosul, eles deram início às primeiras leituras do texto.
Nascido em 1964, Lutz Hübner vive em Berlim dirigindo e escrevendo peças, além de roteiros de cinema e óperas. Desde o fim dos anos 90, é considerado um dos mais importantes autores infanto-juvenis da atualidade, com diversos textos montados anualmente, traduzidos para doze idiomas e apresentados em diversos países.
Ao lado do texto, a trilha sonora também cumpre um papel importante na trama e leva a assinatura do músico Yanto Laitano, autor de trilhas premiadas para filmes e documentários, cujo som transita pela música erudita contemporânea e por diversos gêneros da música popular, sobretudo o rock.
Ficha Técnica da equipe
Texto: Lutz Hübner
Direção: Celso Veluza
Elenco: Sirmar Antunes e Paulo Rodriguez
Iluminador: Miguel Tamarajó (Jacka)
Cenógrafo: Marçal Rodrigues
Figurinista: Titi Lopes
Trilha Sonora: Yanto Laitano
Fotos: Cris Crisguer
Planejamento Cultural e Direção de Produção: Silvia Abreu
Divulgação: Michele Rolim
Realização: Centro de Experimentações Ilimitadas & Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais Ltda.
Financiamento: Fumproarte – Prefeitura de Porto Alegre
Apoio: Goethe-Institut, Clube do Assinante ZH, TVE, Rádio FM Cultura, RBS TV, TV COM
Serviço
Valor: Entrada franca
Dia: 03 de maio
Horário: 20h
Local: Instituto Goethe
Endereço: Rua 24 de Outubro, 112 - Fátima - Porto Alegre/RS
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.