Atacado Libardi cumpre NR 17 e passa a respeitar diretrizes do Trabalho Decente

O estabelecimento passou por adequação, reformas, compra de paleteira elétrica e oferece assento para os comerciários do check out.

Depois de dois anos do acionamento do Departamento de Fiscalização e de Segurança e Medicina do Trabalho, o atacado Libardi se ajustou e passou a oferecer condições de trabalho adequadas a seus colaboradores. A medida aumentou o nível, a segurança e a qualidade do serviço dos comerciários do atacado. Dessa maneira, o estabelecimento obedeceu as diretrizes estabelecidas pelo Trabalho Decente.

As melhoras trouxeram benefícios e conforto aos clientes que frequentam o local, bastante movimentado.

Antes, os funcionários os check out (operação de caixa como supermercados e atacados) eram estreitos e irregulares, colocando em risco a saúde física dos funcionários e aumentando as chances de desenvolver doenças ocupacionais. Com a ação da Fiscalização do Sindicato a gerência foi orientada a se adequar, passando a oferecer melhores condições com check out novos. A medida da empresa foi também comprar paleteira elétrica para os mesaninos. Nos check outs ainda foram colocados assentos para os funcionários (as) que trabalham nas caixas operadoras.

Ao acatar a orientação dos setores do Sindec-POA, o mesanino passou por reforma, assim como os banheiros, cumprindo a Norma Regulamentadora 17 (NR 17).

O transporte e movimentação da mercadoria para o andar superior antes era feito através de uma escada irregular, situação que também passou por mudanças. Agora foi instalado um escorregador específico para a descida de mercadorias.

Com todas as reformas e adequações, o Atacado Libardi se ajustou às diretrizes estipuladas pelo Trabalho Decente, uma política defendida, fiscalizada e posta em prática a partir da ação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre.

**Imagens capa: Antes (mesanino sem a paleteira e escada irregular)

Imagem interna: Depois (mesanino reformado com a paleteira elétrica)**