13º será usado para compras de Natal por 52% dos brasileiros
Régis Araújo

52% dos brasileiros destinarão o 13º para as compras de Natal. Em 2005 e 2006 o principal destino do 13º salário era o pagamento de dívidas (48% em 2005 e 45% em 2006). Em 2008, ele passou a ser as compras. Cerca de 35% devem usar o 13º salário para pagar dívidas. Segundo a pesquisa, hoje, 65% não estão pagando nenhuma prestação, empréstimo ou financiamento.

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizada em novembro com mil consumidores, revela que 52% dos brasileiros destinarão o 13º para as compras de Natal. Em 2005 e 2006 o principal destino do 13º salário era o pagamento de dívidas (48% em 2005 e 45% em 2006). Em 2008, ele passou a ser as compras. Cerca de 35% devem usar o 13º salário para pagar dívidas este ano.

Cerca de 7% dos pesquisados pretendem reformar a casa com o 13º, outros 7% irão aplicar em investimento bancário, 4% pretendem viajar e mais 4% gastarão com lazer. O uso do 13º para investimento bancário teve uma queda de 10% em 2007 para 7% neste ano, indicando que as pessoas estão mais dispostas a gastar o dinheiro com compras.

Dos que usarão o 13º para pagar dívidas, 45% são dos estratos D e E, e 38% são mulheres. As pessoas estão dispostas a gastar em média R$ 64 por presente no Natal neste ano. Para 32%, esse valor é igual ao do ano passado, para 19%, ele é menor, e, para 17%, maior.

Segundo a pesquisa, hoje, 65% não estão pagando nenhuma prestação, empréstimo ou financiamento. Esse percentual está maior neste ano. Em 2007, 60% não pagavam. Cerca de 35% dos brasileiros devem usar seu 13º salário para pagar dívidas neste ano.

Fonte: Fiesp