Rejeitada proposta que restringia circulação de veículos e ameaçava comércio do Centro
por Gabriella Oliveira | Na tarde desta quarta-feira (4/11), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou por maioria de votos o projeto que visava instituir área de restrição ao trânsito de veículos automotores na região central de Porto Alegre.
Para o vereador Clàudio Janta, que se opôs à iniciativa, o projeto acabava por favorecer os shopping centers de Porto Alegre, configurando mais uma barreira ao comércio do bairro, que deixaria de ser acessado pelos veículos.
Devemos reprovar todas as emendas e o projeto, deixar o Centro de Porto Alegre se recuperar. Nosso Centro só será plenamente devolvido à população se o comércio estiver pujante, com vida e movimento na Salgado Filho, Borges de Medeiros e Dr. Flores exemplificou o vereador.
O projeto
A medida prevista no Projeto de Lei 302/13, do vereador Marcelo Sgarbossa, determinava área de restrição ao tráfego veicular no interior do quadrante delimitado pelas seguintes ruas Caldas Júnior, Siqueira Campos, Dr. Flores, Gen. Andrade Neves, Gen. Câmara, Andradas e avenidas Senador Salgado Filho e Júlio de Castilhos.
Nesta região, onde pulsa o pequeno comércio da nossa cidade, temos mais de 100 mil trabalhadores. Se acabarmos com a possibilidade de estacionar próximo a essas lojas, será mais uma mazela a ser enfrentada pelo pequeno comerciante. Loja de rua não tem banheiro para oferecer ao cliente, ou um segurança. O Shopping sim, já sai ganhando destacou o vereador Clàudio Janta.
O parlamentar reforçou que na região também existem creches, clínicas médicas e odontológicas, se fazendo necessário o transporte dos usuários, e reforçou que é preciso direcionar esforços para solucionar questões de mobilidade, não apenas restringir a circulação dos veículos.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.