Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Qualificação profissional é tema de conversa do ministro do MTE, Brizola Neto, com lideranças sindicais em Porto Alegre

por |
"Soberania nacional e crescimento econômico é o que o Brasil precisa para se desenvolver", ressaltou Brizola Neto.

O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, participou de café da manhã nesta sexta-feira que contou com a presença de lideranças sindicais na sede do PDT. Na ocasião, a qualificação profissional e o crescimento dos empregos foram temas da conversa do ministro. Esta é a primeira vez que Brizola Neto vem a Porto Alegre após sua posse na Pasta.

Ele se reuniu também com o prefeito José Fortunati e, à tarde, com o governador Tarso Genro. A deputada estadual e irmã do ministro Juliana Brizola também acompanhou o ato com os sindicalistas.

O ministro citou em sua fala a presidente Dilme Rousseff e disse que acredita em sua ajuda na qualificação e na melhoria da condição dos trabalhadores, porque ela "é uma trabalhista". "Soberania nacional e crescimento econômico é o que o Brasil precisa para se desenvolver", ressaltou Brizola Neto.

O presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, disse que é importante o RS ser o primeiro Estado no Brasil a receber a visita do Ministro do Trabalho e Emprego. "Este jovem que chega, esperamos, com o objetivo de aplicar o real papel desta pasta, que é ajudar os trabalhadores a recuperar a sua dignidade", afirmou o sindicalista.

Segundo Janta, no Brasil as grandes cidades e as regiões metropolitanas estão vivenciando a geração de emprego, mas as pessoas não conseguem chegar a esse patamar muitas vezes porque não tem políticas de qualificação profissional.

Hoje as políticas são genéricas, nós temos que fazer políticas específicas para os setores e para as demandas das cidades. Precisamos qualificar os trabalhadores que estão empregados, aperfeiçoando assim a mão de obra e também temos que conquistar a redução dos impostos e juros,isso é que leva o Brasil a crescer, se desenvolver e a gerar emprego e renda", destacou.

Além de Janta, entre os sindicalistas estavam o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Édson Feijó; os diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metralúrgica e Material Elétrico de Gravataí (STIMMMEG), Edson Dorneles e Castelhano; o representante do Sindnapi; e o diretor do Sindec-POA, Fetracos e Força Sindical-RS, Claudio Correa.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias