Qualificação profissional é tema de conversa do ministro do MTE, Brizola Neto, com lideranças sindicais em Porto Alegre

O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, participou de café da manhã nesta sexta-feira que contou com a presença de lideranças sindicais na sede do PDT. Na ocasião, a qualificação profissional e o crescimento dos empregos foram temas da conversa do ministro. Esta é a primeira vez que Brizola Neto vem a  Porto Alegre após sua posse na Pasta.

Ele se reuniu também com o prefeito José Fortunati e, à tarde, com o governador Tarso Genro. A deputada estadual e irmã do ministro Juliana Brizola também acompanhou o ato com os sindicalistas.

O ministro citou em sua fala a presidente Dilme Rousseff e disse que acredita em sua ajuda na qualificação e na melhoria da condição dos trabalhadores, porque ela "é uma trabalhista". "Soberania nacional e crescimento econômico é o que o Brasil precisa para se desenvolver", ressaltou Brizola Neto.

O presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, disse que é importante o RS ser o primeiro Estado no Brasil a receber a visita do Ministro do Trabalho e Emprego. "Este jovem que chega, esperamos, com o objetivo de aplicar o real papel desta pasta, que é ajudar os trabalhadores a recuperar a sua dignidade", afirmou o sindicalista.

Segundo Janta, no Brasil as grandes cidades e as regiões metropolitanas estão vivenciando a geração de emprego, mas as pessoas não conseguem chegar a esse patamar muitas vezes porque não tem políticas de qualificação

profissional.

"Hoje as políticas são genéricas, nós temos que fazer políticas específicas para os setores e para as demandas das cidades. Precisamos qualificar os trabalhadores que estão empregados, aperfeiçoando assim a mão de obra e também temos que conquistar a redução dos impostos e juros,isso é que leva o Brasil a crescer, se desenvolver e a gerar emprego e renda", destacou.

Além de Janta, entre os sindicalistas estavam o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Édson Feijó; os diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metralúrgica e Material Elétrico de Gravataí (STIMMMEG),  Edson Dorneles e Castelhano; o representante do Sindnapi; e o diretor do Sindec-POA, Fetracos e Força Sindical-RS, Claudio Correa.