Marco Maia diz que fórmula 85/95 para aposentadoria irá a plenário
por Jousi Quevedo | O fator foi muito perverso porque tirou benefícios das pessoas que pagaram a Previdência sua vida inteira e, na hora que mais precisam, perderam 40% do salário, observa Paulinho.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, anunciou intenção de votar ainda neste ano o projeto de lei que acaba com o fator previdenciário, substituindo o mecanismo pela fórmula 85/95.
De acordo com os presidentes da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), e do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), João Batista Inocentini, que estiveram ontem (30) com o parlamentar, Maia deve colocar o projeto em votação na semana que começa dia 19 de novembro.
A regra atual baseia-se em um coeficiente obtido a partir do tempo de contribuição, da idade e da expectativa de sobrevida do segurado à época da aposentadoria. "O fator foi muito perverso porque tirou benefícios das pessoas que pagaram a Previdência sua vida inteira e, na hora que mais precisam, perderam 40% do salário", observa Paulinho.
Nova regra - A fórmula 85/95 prevê a concessão do benefício segundo a soma da idade e do tempo de contribuição para mulheres (85) e homens (95). Um homem com 35 anos de contribuição receberia aposentadoria integral a partir dos 60 anos de idade.
FHC - O fator, que gera tantos problemas, foi imposto pelo governo Fernando Henrique Cardoso.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.