Marco Maia diz que fórmula 85/95 para aposentadoria irá a plenário
por Jousi Quevedo | O fator foi muito perverso porque tirou benefícios das pessoas que pagaram a Previdência sua vida inteira e, na hora que mais precisam, perderam 40% do salário, observa Paulinho.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, anunciou intenção de votar ainda neste ano o projeto de lei que acaba com o fator previdenciário, substituindo o mecanismo pela fórmula 85/95.
De acordo com os presidentes da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), e do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), João Batista Inocentini, que estiveram ontem (30) com o parlamentar, Maia deve colocar o projeto em votação na semana que começa dia 19 de novembro.
A regra atual baseia-se em um coeficiente obtido a partir do tempo de contribuição, da idade e da expectativa de sobrevida do segurado à época da aposentadoria. "O fator foi muito perverso porque tirou benefícios das pessoas que pagaram a Previdência sua vida inteira e, na hora que mais precisam, perderam 40% do salário", observa Paulinho.
Nova regra - A fórmula 85/95 prevê a concessão do benefício segundo a soma da idade e do tempo de contribuição para mulheres (85) e homens (95). Um homem com 35 anos de contribuição receberia aposentadoria integral a partir dos 60 anos de idade.
FHC - O fator, que gera tantos problemas, foi imposto pelo governo Fernando Henrique Cardoso.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.