Marco Maia diz que fórmula 85/95 para aposentadoria irá a plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, anunciou intenção de votar ainda neste ano o projeto de lei que acaba com o fator previdenciário, substituindo o mecanismo pela fórmula 85/95.

De acordo com os presidentes da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), e do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), João Batista Inocentini, que estiveram ontem (30) com o parlamentar, Maia deve colocar o projeto em votação na semana que começa dia 19 de novembro.

A regra atual baseia-se em um coeficiente obtido a partir do tempo de contribuição, da idade e da expectativa de sobrevida do segurado à época da aposentadoria. “O fator foi muito perverso porque tirou benefícios das pessoas que pagaram a Previdência sua vida inteira e, na hora que mais precisam, perderam 40% do salário”, observa Paulinho.

Nova regra - A fórmula 85/95 prevê a concessão do benefício segundo a soma da idade e do tempo de contribuição para mulheres (85) e homens (95). Um homem com 35 anos de contribuição receberia aposentadoria integral a partir dos 60 anos de idade.

FHC - O fator, que gera tantos problemas, foi imposto pelo governo Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: Repórter Sindical