Livraria Saraiva tem falência decretada pela Justiça
por Gabriella Oliveira | Em Porto Alegre, o Sindec-POA está acompanhando o caso e dando suporte necessários aos trabalhadores.
A Justiça de São Paulo decretou a falência da rede de livrarias Saraiva (SLED4). O pedido foi feito pela própria empresa, que já teve a maior rede de livrarias do país, em meio ao processo de recuperação judicial, por causa de uma dívida de R$ 675 milhões.
Em Porto Alegre, as duas últimas lojas que encerraram as atividades afetaram 22 comerciários. "O Sindec-POA entrou com pedido de execução do processo de rescisão, cobrando o pagamento das parcelas devidas", esclarece o advogado Lucas Barbosa, responsável pelo caso.
Com a decretação de falência atendida, agora os créditos serão definidos pela Justiça do Trabalho através do processo de massa-falida, onde por Lei, os trabalhadores tem a prioridade no recebimento. A assessoria jurídica do Sindec-POA continua acompanhando o caso e dando suporte necessário aos trabalhadores.
Seguimos acompanhando o caso e tomando as ações cabíveis para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos. Qualquer dúvida e esclarecimento estamos com as portas abertas para receber os comerciários", orienta o Presidente Nilton Neco.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.