Em entrevista, deputado Jerônimo Goergen diz acreditar na isenção de IR sobre a PLR até R$ 10 mil

O impasse sobre a definição do teto de isenção de Imposto de Renda sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) preocupa os trabalhadores brasileiros que esperam contar com o benefício para ter um rendimento melhor. Em reunião na semana passada, o governo não apresentou um acordo às expectavias dos trabalhadores, que foram representados pelas centrais sindicais. O encontroi foi com os ministros da secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvati.

A proposta do governo federal foi considerada inadmissível pelos trabalhadores por contemplar apenas a ganhos até R$ 5 mil. Na ocasião foi apresentada uma contraproposta pelas centrais de isenção de IR para o trabalhador que recebe até R$ 10 mil.

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS) analisou a situação em conversa com a Força Sindical-RS. Ele é relator da Medida Provisória 556/11. A entrevista foi concedida antes da reunião das centrais com o governo e antes da MP 556/11 perder a validade no dia 31/05/2012. A Emenda à MP para aumentar o teto da PLR e inserir mais trabalhadores no benefício é do deputado federal Paulinho da Força (PDT/SP).

Leia a entrevista com o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS):

Força Sindical-RS: Trabalhadores estão confiantes em sua atuação na relatoria da MP 556/11 sobre a PLR. Como está a questão na Câmara atualmente?

Deputado federal Jerônimo Goergen - A MP 556/11 perde a validade nesta quinta-feira (31). Não houve acordo entre governo e oposição para a votação da MP. Mas o governo se comprometeu em colocar a PLR numa outra medida provisória, promessa feita às centrais sindicais. O texto da MP 556 trazia um teto de isenção de R$ 12 mil, o governo acenou com R$ 6. Deve sair um valor intermediário que agrade os dois lados.

FS: Qual é o teto de isenção de IR sobre o PLR defendido?

Jerônimo Goergen - O teto de isenção deve ser uma média entre o possível e o ideal, algo em torno de R$ 8 a R$ 10 mil.

FS: Como o senhor acredita que será a decisão e em quanto tempo deve sair?

**Jerônimo Goergen - **Conforme o próprio governo, a decisão não deve demorar, até porque o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, assumiu o compromisso da PLR no Dia do Trabalhador.

FS: De que forma a MP pode beneficiar a renda e o poder consumo dos trabalhadores?

Jerônimo Goergen - Na medida em que não haverá mais bitributação sobre a PLR, sobrará mais dinheiro no bolso do trabalhador. Mais dinheiro em circulação, mais poder de compra, mais negócios fechados, mais produtos vendidos.

FS: A que nível isto é importante para a economia brasileira?

Jerônimo Goergen - A isenção de IR na PLR deve fazer circular aproximadametne R$ 2 bilhões na economia.

Leia mais clicando aqui e aqui.

Texto e entrevista: Josemari Quevedo

Imagens: Assessoria Jerônimo Goergen