Confiança no comércio apresenta terceira alta consecutiva no Estado, aponta Fecomércio

A pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (Icec-RS) apresentou aumento ao registrar 123,1 pontos, resultado 3,4% superior à avaliação de setembro. Em relação ao mesmo mês de 2011, o Icec-RS encontra-se em patamar 5,5% inferior. A pesquisa é realizada pela CNC e está sendo divulgada pela Fecomércio-RS nesta terça-feira (20).

A elevação do Icec-RS foi generalizada em todos os seus componentes. Tiveram destaques mais expressivos o índice de expectativas (4,3%) e o índice de investimentos (4,2%). Na análise por porte, determinaram a elevação do Icec-RS às empresas com até 50 funcionários, para as quais o nível de confiança apresentou acréscimo de 3,6%. Para as empresas com mais de 50 funcionários houve queda de 1,8%.

O indicador de condições atuais (Icaec) teve aumento de 1,1%, chegando a 97,8 pontos no mês, frente a 96,7 em setembro. Já o indicador de expectativas quanto ao futuro (Ieec) teve elevação de 4,3%, passando de 150,6 pontos em set/12 para 157,1 em out/12. O indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (Iiec) mostrou uma elevação de 4,2%, passando de 109,8 pontos em set/12 para 114,4 em out/12.

O Icec-RS apresentou a terceira expansão consecutiva depois da queda significativa em julho. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, as empresas vêm recuperando a confiança ao longo do segundo semestre, comportamento manifestado tanto na opinião em relação à situação atual quanto nas expectativas para o futuro.

“O movimento é coerente com alguns sinais de recuperação da economia brasileira. O pico de otimismo, registrado no início de 2011, bem como o patamar do mesmo período do ano passado, contudo, ainda não foram alcançados”, disse De Marchi.

Fonte: Fecomércio