Varejo registra alta de 0,25% entre agosto e setembro
Jousi Quevedo

Na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do varejo tiveram acréscimo de 7,05%. Em termos comparativos, o Brasil apresentou desempenho superior ao gaúcho, com alta interanual de 8,45%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, a qual consulta estabelecimentos com 20 empregados ou mais, as vendas do varejo gaúcho registraram alta de 0,25% entre agosto e setembro, na série sazonalmente ajustada. Na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do varejo tiveram acréscimo de 7,05%. Em termos comparativos, o Brasil apresentou desempenho superior ao gaúcho, com alta interanual de 8,45%.

Com o resultado de setembro, as vendas do varejo gaúcho acumuladas no ano apresentaram leve desaceleração em relação a agosto, passando de 9,29% para 9,04%. Já no acumulado em 12 meses, o desempenho melhorou, subindo de 7,79% em agosto para 7,99% em setembro.

O desempenho ainda robusto do varejo, como já explicitado em notas anteriores, decorre, entre outros, do mercado de trabalho ainda aquecido, cuja taxa de desocupação encontra-se em patamar historicamente baixo, o que contribui para a elevação da massa de salários, impactando positivamente as vendas do varejo.

Adicionalmente, a atualização da amostra no início do ano pode ter superestimado o crescimento das vendas, contribuindo para taxas mais elevadas na comparação interanual.

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo