Inflação tem maior alta mensal desde abril de 2005

IPCA registra aumento de 0,86% em janeiro e acumula elevação de 6,15% em 12 meses.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,86% em janeiro. O resultado ficou acima da taxa de 0,79% registrada em dezembro, sendo o maior índice mensal desde abril de 2005, quando ficou em 0,87%. No total dos últimos 12 meses, o indicador medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acumula elevação de 6,15%, acima dos 5,84% referente a igual período de tempo anterior.

Segundo o relatório, os preços dos alimentos subiram 1,99%, superando os 1,03% de dezembro. Também apresentam alta os itens despesas pessoais (1,55%), artigos de residência (1,15%), transportes (0,75%), saúde e cuidados pessoais (0,73%) eeducação (0,35%). Apresentaram recuo na variação vestuário (-0,53%), habitação(-0,20%) e comunicação (-0,08%).

Nos índices regionais, Porto Alegre aparece na sexta posição entre as 11 capitais pesquisadas, com aumento de 0,87%. As maiores altas foram em Belém (1,06%), Fortaleza (1,01%) e São Paulo (0,99%).

Fonte: Zero Hora